Economia

BNA concede licença à Unitel

O Banco Nacional de Angola (BNA) concedeu, por despacho do governador José de Lima Massano de 16 de Outubro, a licença de Prestador de Serviços de Pagamentos à Unitel Serviços Financeiros Móveis.

21/10/2020  Última atualização 15H10
Banco Nacional de Angola massifica a inclusão financeira © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
Com a referida licença, a Unitel está autorizada a realizar transferências móveis e instantâneas, vulgarmente conhecidas como pagamentos móveis ou mobile Money. De acordo com o BNA, a atribuição da licença vai ao encontro de uma das acções priori-
tárias do Plano Nacional de Inclusão Financeira, que passa por garantir à população um maior acesso à rede de serviços financeiros.
A licença à Unitel reforça também a estratégia de inclusão financeira, e segue ao lançamento das contas Bankita e Simplificadas.
È pretensão das autoridades que consiga atingir, até 2022, que um mínimo de 50 por cento da população adulta tenha acesso aos serviços financeiros básicos
"Para além disso, tendo presente que a inclusão financeira é uma condição fundamental para o desenvol-
vimento económico sustentável, o Banco Nacional de Angola tem participado em acções conducentes à criação de um ecossistema de pagamentos moderno e inclusivo.
A nova lei do sistema de pagamentos, cujo conteúdo propiciará a entrada de novos tipos de instituições financeiras (fintechs) assim como o Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos são algumas dessas acções", diz em nota o banco central.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia