Economia

BNA alerta contra operador de câmbio

A Casa de Câmbio Angola, que se apresenta na rede social Instagram como operadora de compra e venda de moeda estrangeira. cripto moedas, pagamentos e transferências monetária, não está autorizada a exercer a actividade no país, anunciou, sexta-feira(27), o BNA.

28/05/2022  Última atualização 08H50
Regulador acentua denúncia das inconformidades no mercado © Fotografia por: DR

Num comunicado divulgado na sua página electrónica, o Banco Nacional de Angola (BNA) adverte o público quanto à inaptidão da Casa de Câmbio Angola para exercer no mercado nacional, a actividade de que o banco central tomou conhecimento através de um anúncio em divulgação no Instagram, instando a que se abstenha de estabelecer quaisquer negócios com essa companhia.

"Adverte-se ao público em geral, que a referida empresa não está habilitada a exercer em Angola qualquer actividade financeira sujeita à supervisão do Banco Nacional de Angola, nomeadamente, operações de compra e venda de moeda estrangeira ou qualquer outra actividade reservada às instituições financeiras”, declara o comunicado.

No documento, o banco central exorta "as instituições financeiras bancárias e ao público em geral que se abstenham de estabelecer qualquer relação de negócio com a mesma, bem como aos seus promotores de se absterem de praticar qualquer acto passível de ser qualificado como contravenção muito grave”, por poderem incorrer em sanções prevista pela lei.

O BNA tem estado activo na vigilância da oferta de produtos financeiros, sobretudo nas redes sociais, por operadores que não preenchem os requisitos legais, desencorajando o público a aderir a esses negócios. Ainda em Março, o BNA  alertou, nesse mesmo sentido, contra as empresas AX Investimento, Liyeplimal, Kishiquila, Poupe Invest, OAL Investimentos e Ozonos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia