O pagamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM) foi prorrogado até o dia 8 de Julho do corrente, sendo a data limite para o pagamento sem multa, anunciou, sexta-feira, a Administração Geral Tributária (AGT).
A Casa de Câmbio Angola, que se apresenta na rede social Instagram como operadora de compra e venda de moeda estrangeira. cripto moedas, pagamentos e transferências monetária, não está autorizada a exercer a actividade no país, anunciou, sexta-feira(27), o BNA.
Num comunicado divulgado na sua página electrónica, o Banco Nacional de Angola (BNA) adverte o público quanto à inaptidão da Casa de Câmbio Angola para exercer no mercado nacional, a actividade de que o banco central tomou conhecimento através de um anúncio em divulgação no Instagram, instando a que se abstenha de estabelecer quaisquer negócios com essa companhia.
"Adverte-se ao público em geral, que a referida empresa não está habilitada a exercer em Angola qualquer actividade financeira sujeita à supervisão do Banco Nacional de Angola, nomeadamente, operações de compra e venda de moeda estrangeira ou qualquer outra actividade reservada às instituições financeiras”, declara o comunicado.
No documento, o banco central exorta "as instituições financeiras bancárias e ao público em geral que se abstenham de estabelecer qualquer relação de negócio com a mesma, bem como aos seus promotores de se absterem de praticar qualquer acto passível de ser qualificado como contravenção muito grave”, por poderem incorrer em sanções prevista pela lei.
O BNA tem estado activo na vigilância da oferta de produtos financeiros, sobretudo nas redes sociais, por operadores que não preenchem os requisitos legais, desencorajando o público a aderir a esses negócios. Ainda em Março, o BNA alertou, nesse mesmo sentido, contra as empresas AX Investimento, Liyeplimal, Kishiquila, Poupe Invest, OAL Investimentos e Ozonos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,3% na passagem do IV trimestre de 2021 para o I trimestre de 2022, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal, segundo o relatório de contas nacionais trimestrais do Instituto Nacional de Estatística (INE), consultado nesta sexta-feira pelo Jornal de Angola.
O ministro da Economia e Planeamento, Mário João, deslocou-se, nesta sexta-feira, à província de Malanje, onde deverá trabalhar durante dois dias em projectos que tiveram o apoio do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.