Desporto

Blue Vólei Club foi a única que confirmou a inscrição

Job Franco

Jornalista

A equipa da Blue Vólei Club foi a única que regularizou as inscrições, transferências, revalidação de cartões de atletas, treinadores e dirigentes para a época 2023, junto à secretaria da Federação Angolana de Voleibol (FAVB), cuja data de entrega do processo terminou em Fevereiro. A informação foi avançada ontem, ao Jornal de Angola, pelo vice-presidente, José Monteiro, tendo acrescentado que os clubes tomaram contacto com o comunicado nº 1/FAVB/2023, desde 24 de Janeiro.

04/03/2023  Última atualização 09H05
© Fotografia por: DR

"Os clubes tinham até o mês de Fevereiro para regularizarem. Neste momento, a Blue Vólei Club foi a única que concluiu o processo de inscrição de atletas junto da secretaria da direcção. Após a data, os clubes e núcleos estarão sujeitos ao pagamento de uma taxa de 20 mil Kwanzas, por género e escalão”, esclareceu.

Segundo o dirigente, Petro de Luanda, Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), Mente Activa, Kiluanje/Escorpiões e Vila Estoril, todas de Luanda, são as agremiações que ainda não regularizaram as inscrições junto à FAVB.

Em relação aos campeonatos sob a chancela das associações provinciais, programados para este mês e Agosto próximo, o vice-presidente da FAVB disse que os filiados estão impedidos de realizarem qualquer actividade.

"Os filiados devem remeter a lista de inscrições na secretaria da federação, localizada no Complexo da Cidadela Desportiva. Só assim, estarão aptos para cumprirem  os programas de competições”, apelou.

Por outro lado, José Monteiro adiantou que os campeonatos nacionais, nas categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores, acontecem de Julho a Agosto.

Para a época desportiva corrente, a direcção da FAVB recomenda que os jogadores nascidos até 2010 devem ser inscritos e utilizados nas  competições no escalão de Sub-13, em obediência à tabela dos escalões em ambos os sexos aprovados.

Foi também deliberado que para os voleibolistas com idade compreendida entre 14 e 15 anos, os clubes têm a obrigação de os inscrever nas competições da categoria de iniciados. Em juvenis, estão habilitados atletas entre 16 e 17 anos.

Para juniores e seniores  os atletas com 18, 19, 20 e 21 anos, em diante.

A FAVB informa que cada clube e núcleo será obrigado a ter, no mínimo, um escalão de formação (masculino e feminino), além das equipas de escalão  júnior e sénior.

Em relação aos agentes desportivos inscritos na FAVB, que já possuem licença, apenas devem actualizar os cartões, sem qualquer custo adicional. Por outro lado, atletas, treinadores e árbitros não inscritos na base de dados têm a obrigatoriedade de preencher as fichas de inscrições, de acordo com o documento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto