O vice-presidente do Conselho Provincial do Bloco Democrático (BD), na província do Uíge, Oliveira António, defendeu, sábado, a necessidade de o Governo reforçar as políticas públicas para fazer face aos vários problemas que afligem os cidadãos.
O pronunciamento foi feito na abertura da VI Reunião do Conselho Provincial do BD, que decorreu na cidade do Uíge, sob o lema "Por um Bloco Forte e Presente nas Comunidades, Rumo às Autarquias”.
Na ocasião, o político referiu que a actual situação social do país está caracterizada pelo aumento das dificuldades da população, em consequência do aumento dos preços da cesta básica e dos materiais de construção civil.
"A inflação continua a impactar negativamente o bolso do cidadão, com a perda do poder de compra”, observou.
Referindo-se à proposta do Governo, que visa criar mais províncias, no âmbito do processo da nova Divisão Político-Administrativa do país, o dirigente partidário juntou-se às várias vozes que afirmam não haver necessidade de Angola contar com novas regiões.
Para Oliveira António, os problemas do país podem ser resolvidos sem a necessidade de repartir novos territórios, pelo facto de, no seu entender, não ser o principal factor de desenvolvimento.
O responsável defendeu, no entanto, a implementação das eleições autárquicas em todos os municípios do país, no quadro do processo de desconcentração e descentralização administrativa em curso.
Apelou, por outro lado, aos jovens a preservarem os ideais do patriotismo e dos diferentes valores éticos e culturais.
"É preciso tirar da mente, sobretudo, dos jovens que a responsabilidade de mudar o actual paradigma seja apenas dos partidos políticos na oposição. A actual conjuntura política nacional exige que cada um faça a sua parte”, acrescentou.
No encontro, que juntou militantes e convidados, foram analisados vários assuntos, entre os quais "a situação sociopolítica da província e do país” e a "actual conjuntura do Bloco Democrático na região”.
O momento serviu, igualmente, para a aprovação de distintos relatórios, referentes ao exercício político do primeiro semestre do ano em curso.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chegou, esta segunda-feira, a Estocolmo, cidade da Suécia, onde participará da reunião sobre Consultas Políticas entre a República de Angola e o Reino da Suécia.
O acordo sobre a implementação, nos próximos três anos, dos dez pontos da parceria China - África e o anúncio do Governo chinês da disponibilização de um apoio financeiro aos países africanos no valor de 360 mil milhões de yuan (cerca de 51 mil milhões de dólares) são referenciados pelos jornalistas africanos, ainda presentes em Beijing, como sendo os aspectos relevantes das conclusões do 9.º Fórum de Cooperação sino-africana (FOCAC), realizado de 4 a 6 deste mês na capital asiática.
Os ideais do saudoso Presidente António Agostinho Neto, relacionados com a concretização dos anseios do povo, são fundamentos sólidos para a materialização da diversificação económica e alcance da segurança alimentar, considerou, ontem, em Ndalatando, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar.
O Titular do Poder Executivo, João Lourenço, aprovou, por Despacho, uma despesa global avaliada em 285.001.708,46 dólares norte-americanos para as obras de concepção e construção da Barragem do Bero, na província do Namibe, no âmbito do Programa de Combate à Seca na Região Sul do país.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.