Política

Bloco Democrático defende participação activa da população na implementação das autarquias

O partido Bloco Democrático (BD) defende que seja dada uma oportunidade à população para participar de forma activa na implementação das eleições autárquicas, cujo diploma ainda não mereceu a aprovação final do Parlamento.

29/11/2022  Última atualização 08H48
© Fotografia por: DR

Esta afirmação é do secretário nacional do Bloco Democrático, Muata Sebastião, quando dissertava sábado, na cidade de Menongue, numa palestra sobre a "Implementação das primeiras eleições autárquicas em Angola", acrescentando que a população deve desempenhar um papel participativo para que o Estado faça a vontade do povo.

Muata Sebastião realçou que as autarquias devem constituir uma agenda nacional e não dos partidos políticos, onde a população não pode ser excluída nas principais decisões do poder da administração local autárquico, invertendo a administração central do Estado.

Disse que o poder que começa da base para o topo transporta influência e contribuições diferentes a respeito da vontade do povo que conhece melhor as suas debilidades sociais, políticas e económicas.

Sublinhou que é imperioso que as autarquias sejam realizadas com base na realidade de cada município, com vista a corresponder com as decisões locais, tendo em vista, por um lado, as potencialidades de cada região e capacidade de arrecadação de receitas fiscais.

Explicou que a província do Cuando Cubango, com suporte das potencialidades agrícolas, hídricas e turísticas, o funcionamento das políticas autárquicas trará muitos benefícios socioeconómicos, por abranger maior parte dos municípios na componente Okavango-Zambeze, capaz de atrair turistas que contribuirão na arrecadação de receitas fiscais.

Muata Sebastião frisou que este processo eleitoral vai permitir a elevação da cidadania,  aproximá-la na construção da democracia e fazer com que o país seja governado por todos os cidadãos independente do partido que ganhar as Eleições Gerais.

Lembrou que o Bloco Democrático está representado na Assembleia Nacional com cinco deputados, através do Grupo Parlamentar da UNITA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política