A Primeira-Dama da República defendeu, esta terça-feira, em Luanda, a necessidade de se promover um ambiente de aprendizagem e de formação especializada em novos domínios do saber com vista ao empoderamento das mulheres no crescimento da economia.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participou, esta terça-feira, da cerimónia de lançamento do “Programa de Mentoria para Promover a Inclusão de Mulheres no Sector Petrolífero em Angola” (MUHATU), que decorre, em Luanda.
O bispo emérito da Diocese do Uíge, Dom Francisco da Mata Mourisca, falecido, em Luanda, na quinta-feira, vai ser sepultado, no próximo sábado, em local ainda não indicado, segundo o programa elaborado pela Igreja Católica local.
Apesar da não indicação do local do enterro do bispo emérito, em situações de morte de fundadores de dioceses, como é o caso de Dom Francisco da Mata Mourisca, geralmente os funerais são realizados no interior da Sé Catedral.
O programa das exéquias foi definido após a concertação entre as autoridades da Diocese e o Governo Provincial do Uíge, que permitiu, posteriormente, a criação de uma comissão específica para as cerimónias fúnebres.
O documento, assinado pelo coordenador da comissão e administrador da Diocese, padre Fernando Cazezu, refere que o programa começou a ser cumprido, desde às 17h30 de sexta-feira, com a realização de missas, velórios e acolhimentos, rituais que devem ser observados até ao dia do funeral em todas as paróquias da província do Uíge.
A celebração de uma missa especial de corpo presente acontecerá no dia do funeral, sendo antecedida por um velório ecuménico, marcado para sexta-feira.
Para o dia do funeral, foi estabelecida a realização de uma missa exequial, que se seguirá ao cortejo fúnebre, que partirá defronte do Palácio da Justiça, na cidade do Uíge.
Dom Francisco da Mata Mourisca, que faleceu aos 95 anos, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardiovasculares, até antes da sua aposentação, em 2008, era o bispo mais antigo membro da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 60% da população em Angola, vive no meio rural e tem a floresta como fonte de alimento, de produtos florestais não madeireiros para o bem-estar e de meios de subsistência, reportou, esta terça-feira, o Ministério da Agricultura e Florestas.
O Governo da Província de Luanda realizou, esta terça-feira, uma campanha de limpeza e recolha de resíduos sólidos na floresta da Ilha, na capital do país, em alusão ao Dia Internacional das Florestas, que serviu, igualmente, para a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação e cuidado das florestas.
“Desporto é Saúde, Desporto é Vida”, foi o lema da acção de ginástica realizada pela Angola Telecom, no dia 19 de Março, no Pavilhão do Ferrovia em Luanda, a actividade enquadra-se no âmbito do 31º aniversário da empresa e em alusão ao Dia Do Pai.
Uma delegação da Provedoria de Justiça deslocou-se, segunda-feira, ao Zango 3/B, no município de Viana, em Luanda, para constatar a veracidade das informações postas a circular nas redes sociais, sobre demolições de casas de camponeses, sem observância dos procedimentos legais pela Administração Local, no dia 27 de Fevereiro.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.