Economia

Bié prevê desbravar 300 mil hectares

Um milhão de toneladas de produtos diversos poderão ser colhidas na província do Bié, na campanha agrícola 2022-2023.

22/09/2022  Última atualização 07H35
A área de cultivo poderá registar um aumento na presente época © Fotografia por: DR
De acordo com o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Marcolino Sandemba, o processo da safra agrícola que deve durar perto de 10 meses, iniciou com desbravamento de cerca de 300 mil hectares de terras cultiváveis, em toda a extensão da província, e vai privilegiar a produção, em grande escala de milho, trigo, soja e feijão. Marcolino Sandemba salientou que, nesta campanha a perspectiva é de aumentar os níveis de produção.

"Decorreram, num primeiro momento, trabalhos mecanizados de correcção dos solos e de aplicação de calcário, que nos fazem prever atingir metas de produção acima da safra passada”, disse.

Sublinhou ainda, que estão disponíveis para os produtores do Bié cerca  de 570 toneladas de sementes para uma diversidade de produtos, e 3.200 toneladas de fertilizantes, entre adubo, ureia e amónio, tendo revelado que as mesmas já começaram a ser distribuídas às famílias camponesas dos nove municípios.

"Os camponeses terão a oportunidade de utilizar sementes produzidas na província do Bié, um facto que, por si só, concede valências no processo de germinação das culturas”, esclareceu o director.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia