O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, lançou, sábado, a primeira pedra para a construção do edifício principal da 1.ª fase da Cidade do Século de Angola, que será erguido no município de Viana, em Luanda.
A agência de notação financeira Moody's piorou a perspectiva de evolução ('outlook') da economia de Moçambique, de positiva para estável, antevendo mais atrasos nos pagamentos de dívida interna e um atraso imprevisto na implementação das reformas.
Em entrevista recente, o ministro da Indústria e Comércio citou a comuna do Cunje, a 7 quilómetros do Cuito, capital da província do Bié, como uma das localidades em que se vai erguer um dos muitos pólos industriais em Angola.
Os empresários da província do Bié congratularam-se com o anúncio da construção de novos pólos industriais, em todo o país, feito pelo ministro da Indústria e Comércio na entrevista exclusiva ao JEF, em que Victor Fernandes cita a comuna do Cunje, a 7 quilómetros do Cuito, capital da província do Bié, como uma das localidades onde se vai erguer uma dessas infra-estruturas. Porém, os bienos pedem mais profundidade no conjunto de propostas, avançando ser necessário "mais celeridade nas decisões a tomar, para que não se repita o que se passou”, diz Paiva Horácio, empresário ligado à área agrícola, numa alusão às obras do primeiro projecto do Pólo Industrial do Cunje, suspensas logo no seu arranque, por motivos nunca esclarecidos, há aproximadamente dez anos. "Na altura, 38 empresas concorreram para a obtenção do crédito que o Estado proporcionou”, argumentou o empresário.
"A boa nova vai provocar um ânimo geral aos empresários locais”, asseguraPaiva Horácio, revelando que muitos "estiveram prestes a desistir” de fazer negócios.
"Estamos num ponto estratégico, tanto para a exportação como para a importação”, avança, por seu turno, uma empresária ligada ao sector da criação de gado bovino.
O produtor de sementes de cereais Alféu Vinevala, chefe de fila da classe empresarial do Bié, também falou sobre o assunto, explicando a dinâmica que a província pode imprimir com o Pólo Industrial do Cunje."Se pensarmos o que foi o Bié num passado não muito distante, conseguimos concluir o quão útil pode ser a criação de infra-estruturas para a dinâmica do tecido empresarial da província e, consequentemente, do país”.
Já em 1911 foi fundada a Associação Comercial do Bié, com estatutos aprovados no ano seguinte, e o Anuário de Angola 1962-1963 referia que a província era constituída por solos aráveis e férteis e também rica em ferro e diamantes. Como grande vantagem, o facto de os solos possuírem humidade suficiente e água abundante, o que possibilita, na época seca, o cultivo de diversos produtos hortícolas, como tomate, couve, repolho, pimento e cebola.
Sobre o arranque das obras do Pólo Industrial que vai nascer na comuna do Cunje, não se conhecem ainda detalhes, apesar de o JEF já os ter solicitado ao Governo Provincial do Bié. Certo é que se está em presença de um projecto de 2 mil hectares.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Deutsche Bank e a Development Finance Corporation (DFC) reuniram-se, quarta-feira, em Luanda, com o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d'Abreu, onde asseguraram a disponibilidade de fundos e o interesse em contribuírem para a construção de projectos estruturantes em Angola.
Angola exportou, quinta-feira, 23 toneladas de produtos alimentares sem taxas aduaneiras, por via da empresa Foodcare, através da Lei Norte-Americana sobre Crescimento e Oportunidade para África (AGOA).
Quinze empresas participaram, na terça-feira, na sessão de apresentação do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, organizado especificamente para investidores do sector, e que serviu também para dar a conhecer aos potenciais interessados os termos de referência do concurso para a sua gestão, que o Governo pretende lançar após a inauguração.
Uma delegação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social participou, durante dois dias, no primeiro Fórum Lusófono de Governação da Internet, que decorreu na cidade de São Paulo, Brasil.
Os alunos da escola do I Ciclo do ensino secundário nº 4045, no município de Cacuaco, foram sensibilizados, com provérbios angolanos nas línguas nacionais Kimbundu e Kikongo, ensinados por técnicos do Instituto Nacional de Línguas Nacionais, do Ministério da Cultura e Turismo.
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, pediu à Índia para cooperar com o Governo canadiano depois de Otawa ter acusado Nova Deli de estar envolvida no assassinato de um líder sikh no Canada.
O ministro de Estado José de Lima Massano procedeu, sábado, ao lançamento da primeira pedra da futura “Cidade do Século de Angola”, projecto imobiliário do grupo empresarial chinês Niodior, que está a nascer na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, no município de Viana.