Economia

Bié constrói linhas de transporte de energia

João Constantino

Jornalista

A província do Bié tem para este ano o desafio de electrificar alguns municípios com a construção de duas linhas de transporte de electricidade para as sedes municipais de Chinguar, Catabola, Camacupa e Cunhinga, com a finalidade de escoar a luz eléctrica de Laúca e a expansão da rede de baixa tensão e ligações domiciliares aos bairros que circundam as sedes municipais, com realce para a cidade do Cuito, atendendo à sua densidade, para o município do Cuito.

15/01/2021  Última atualização 12H20
© Fotografia por: João Constantino | Edições Novembro
O governador Pereira Alfredo, que fazia recentemente o balanço do ano de 2020, disse que,  no domínio das águas, prevêem a operacionalização do kit de perfuração de águas subterrâneas, que vai permitir a construção de pequenos sistemas, sobretudo nas localidades mais recônditas. Ainda neste domínio, prevê-se a execução de pouco mais de 19 mil ligações domiciliares na cidade do Cuito e a melhoria da gestão dos sistemas existentes nas outras sedes municipais. 
Limitações 
A província do Bié registou o agravamento de restrições económicas durante o ano de 2020 com perdas financeiras incalculáveis, por culpa da pandemia da Covid-19. As restrições económicas e financeiras se agravaram, mas um conjunto de medidas permitiu alavancar a  actividade económica, pois as empresas continuam a exercer as actividades económicas e produtivas.

O governador do Bié considerou que, embora difícil, o ano de 2020 forçou a aplicação de um alívio económico para muitas empresas na província. Para o governante,do ponto de vista económico, regista-se o agravamento das restrições económicas e financeiras e, por esta razão, o Executivo adoptou  medidas, que têm permitido o alavancar da actividade económica nacional, consubstanciadas em permitir que as pessoas e  empresas continuem a exercer as actividades económicas e produtivas.

Por este facto, o governante reconheceu a homenagem que o Presidente da República, João Lourenço, fez aos empresários e agentes económicos, que se dedicam à produção de bens e serviços e lembrou que o  Bié esteve representado entre os homenageados, num total de  três agentes económicos, em representação de todos os produtores."Por isso, aproveito a ocasião, para incentivar todos os produtores da província a não baixarem os níveis de produtividade, porquanto o grande desafio que temos é a substituição das importações e o aumento da produção nacional”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia