Regiões

Bié: Colheita pode ultrapassar 100 mil toneladas de milho

A província do Bié prevê colher, no presente ano agrícola, mais de 100 mil toneladas de milho, além de outras culturas. A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo chefe de Departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário, Domingos Tavé.

21/06/2020  Última atualização 19H06
Xavier Candumba |Edições Novembro © Fotografia por: Autoridades da província querem apostar na reactivação dos pólos de produção de milho em vários municípios

O responsável disse que grande parte dos camponeses da região continua a preparar a terra com os meios de tracção animal, por falta de tractores, realçando que “a principal dificuldade”, prende-se com o estado degradado das vias que impossibilitam o processo normal de escoamento dos produtos do campo para a cidade.

“O Governo da província tem conhecimento das vias terciárias, que ligam as principais zonas de produção aos grandes mercados estão degradadas ”, frisou Domingos Tavé, engenheiro agrónomo de profissão.

Produção de cereais

A fazenda Vinevala & Filhos, localizada no município do Chinguar, a 75 quilómetros da cidade do Cuito, prevê colher mais de duas mil e 300 toneladas de cereais neste ano agrícola, segundo o seu proprietário, Alfeu Vinevala.

“Estamos a preparar a terra para colhermos mais 600 toneladas de trigo. A cultura deste produto nesta fazenda já é tradição. Cultiva-se há cinco anos.
Acredito que o país vai diminuir as importações de trigo nos próximos dois anos ”, disse, para acrescentar: “No tempo colonial o país já exportou trigo, pelo que o Governo tem de investir mais na aquisição de fertilizantes para a intensificação da produção”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões