Economia

Bie: Camacupa fornece ao país 35 toneladas de milho dia

Pelo menos, 35 toneladas de milho são todos os dias transportados do municipio de Camacupa (Bié) para outras localidades do país, com realce para as províncias de Benguela, Huila e Luanda, de acordo com o director municipal do Desenvolvimento Económico Integrado, Angelo Auxilio Chicapa.

18/05/2021  Última atualização 20H00
© Fotografia por: DR

Desde então, o municipio de Camacupa, no Centro angolan0, faz parte da rota dos grandes produtores de cereiais do pais que, regra geral, ditam o preço dos principais produtos que constituem a dieta alimentar nacional, sendo o milho, feijão, tubérculos, hortaliças e frutas diversas, incluindo fruta silvestre, as principais referências.

Em Camacupa, o quilograma de milho está a ser comercializado, actualmente, ao preço
mínimo de 200 kwanzas. Angelo Auxílio Chicapa admitiu que, pela extraordinária procura que se regista, acredita-se que, daqui a mais alguns dias, o custo do quilograma de milho venha a alterar, tendo em conta que "temos estado a receber comerciantes, que transportam este cereal daqui para Matala (Huila) e Benguela, além de levram para a nossa trdicional praça - Luanda".

Além de cuidar de programas de financimento e desenvolvimento, a área municipal de Camacupa do Desenvolvimento Económico Integrado está ligada, também, às questões
de comércio, indústria e minerais.

No caso de minerais, destacam-se os assuntos virados aos vendedores de lubrificantes, à fase de organização do comércio informal para o
formal, às cooperativas ligadas à exploração artesanal de areia, pedra e outros inertes.

Armando Estrela


Em desenvolvimento...

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia