Regiões

Bié analisa relatório dos danos causados pelas últimas chuvas

JA Online

A Comissão Provincial de Protecção Civil e Bombeiros no Bié, reuniu-se, na quinta-feira, para analisar o relatório das últimas chuvas durante o período de 2023/2024.

09/08/2024  Última atualização 12H37
© Fotografia por: SERVIÇO DE PROTECÇÃO CIVIL E BOMBEIROS|FACEBOOK

No encontro orientado pelo governador local em exercício, Edgar Hilário, foi adiantado que no período referente a 2023/24 foram destruídas 4.073 casas e desalojado igual número de famílias.

Os dados foram apresentados pelo Comandante Provincial Adjunto para área de Protecção Civil e Bombeiros, superintendente Adilson Bumba.

O responsável lembrou no entanto que a Comissão Provincial de Protecção Civil no Bié aprovou, em 2023, o Plano de Contingência, Resposta, Recuperação de Calamidades e Desastres até 2027, que prevê gastos em mais de sete mil milhões de kwanzas do Orçamento Geral do Estado (OGE) para acudir as famílias vítimas de calamidades.

Na ocasião, um total de 730 famílias recebeu o apoio de 7.300 chapas de zinco e bens de primeira necessidade entregues pelas Comissões Municipais de Protecção Civil e outras 1.145 famílias beneficiaram de 86.000 kwanzas cada, de acordo com uma nota consultada pelo JA Online.

As chuvas causaram 68 mortos, 51 dos quais por descargas atmosféricas, oito por arrastões das correntezas das águas pluviais, seis por desabamento de paredes de residências e três por deslizamento de terra, bem como 56 feridos dos quais 15 por descargas atmosféricas e 41 por desabamento de residências construídas com material precário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões