Sociedade

Bié acolhe 2.ª fase da Campanha de Cirurgias do Lábio Leporino

Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.

07/02/2023  Última atualização 14H23
© Fotografia por: G.P do Bié
O acto de abertura da campanha, decorreu na manhã desta (segunda-feira), no hospital Dr. Walter Strangway, testemunhado pela Vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Alcida Camateli Sandumbo, em representação do Governador provincial do Bié Eng.º Pereira Alfredo, que em nome do Governo, agradeceu em primeira instância pela escolha da província, para dar solução a um problema que assola a sociedade, tendo enaltecido a acção solidária do Ministério da Saúde e encorajado a equipa de médicos responsáveis pelos procedimentos cirúrgico a prosseguirem com a nobre missão de devolver o sorriso saudável à crianças e adultos. 

Aguinelo Lucamba, médico especialista em cirurgia e Traumatologia Maxilo Facial é o responsável da equipa composta por 22 profissionais envolvidos na campanha entre cirúrgicos de Maxilo Facial e Anestesistas, bem como internos das mesmas especialidades. 

Segundo o especialista, o objectivo da campanha é operar crianças em idade escolar que padecem da mesma deformidade e integrá-las na sociedade, tendo assegurado não haver um limite no número de cirurgias para o Bié, pois, pretende-se atingir o maior número possível de crianças e adultos e ainda apelou aos pacientes que vivem com está deformidade a aderirem as cirurgias gratuitas. 

De realçar que até ao momento foi realizada a triagem em 72 pacientes, que já começaram a ser operados, incluindo crianças vindas de outras províncias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade