Mundo

Biden pede soltura de jornalista americano

O Presidente dos EUA, Joe Biden, pediu, sexta-feira, às autoridades russas que libertem Evan Gershkovich, correspondente do The Wall Street Journal, que foi preso na Rússia num caso de espionagem.

01/04/2023  Última atualização 14H01
© Fotografia por: DR

"Deixe-o ir”, pediu ao Governo russo, comentando a prisão de Gershkovich, na Casa Branca, antes de viajar para o Mississippi.

De acordo com o Centro de Relações Públicas do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), Evan Gershkovich, "agindo a pedido do lado americano, colectou recolheu informações que constituem um segredo de Estado sobre as actividades de uma empresa dentro do complexo militar-industrial da Rússia”.

O repórter foi detido na cidade de Yekaterinburg, nos Urais. Os investigadores do FSB abriram um processo criminal contra o cidadão americano nos termos do Artigo 276 do Código Penal Russo "Espionagem”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o jornalista foi "apanhado em flagrante”.

A 30 de Março, o tribunal distrital de Moscovo ordenou a prisão de Gershkovich.

À luz disso, o The Wall Street Journal (WSJ) publicou uma declaração expressando profunda preocupação com a segurança de Gershkovich. De acordo com o WSJ, Gershkovich cobre a Rússia do seu cargo na sucursal do jornal em Moscovo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo