O Governo cabo-verdiano substituiu a administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), o segundo maior do país, na ilha de São Vicente, após a morte de sete recém-nascidos naquela unidade nas últimas semanas.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, pediu, sexta-feira, às autoridades russas que libertem Evan Gershkovich, correspondente do The Wall Street Journal, que foi preso na Rússia num caso de espionagem.
"Deixe-o ir”, pediu ao Governo russo, comentando a prisão de Gershkovich, na Casa Branca, antes de viajar para o Mississippi.
De acordo com o Centro de Relações Públicas do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), Evan Gershkovich, "agindo a pedido do lado americano, colectou recolheu informações que constituem um segredo de Estado sobre as actividades de uma empresa dentro do complexo militar-industrial da Rússia”.
O repórter foi detido na cidade de Yekaterinburg, nos Urais. Os investigadores do FSB abriram um processo criminal contra o cidadão americano nos termos do Artigo 276 do Código Penal Russo "Espionagem”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o jornalista foi "apanhado em flagrante”.
A 30 de Março, o tribunal distrital de Moscovo ordenou a prisão de Gershkovich.
À luz disso, o The Wall Street Journal (WSJ) publicou uma declaração expressando profunda preocupação com a segurança de Gershkovich. De acordo com o WSJ, Gershkovich cobre a Rússia do seu cargo na sucursal do jornal em Moscovo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Papa Francisco considerou hoje que a Ucrânia não está a ponderar uma mediação para a paz porque sabe que "tem uma força própria muito grande", enquanto Moscovo disse apreciar essa tentativa de mediação.
O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou ontem aos doadores e à comunidade internacional para que financiem urgentemente os planos de resposta humanitária deste ano para o Nordeste de África e “evitem uma catástrofe”. De acordo com Guterres, esses planos de resposta humanitária estão apenas financiados em cerca de 20 por cento, o que considerou "inaceitável".
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, afirmou quinta-feira à noite que os países ocidentais ameaçaram com sanções os Estados africanos que não se alinharam contra a Rússia na guerra na Ucrânia. O Chefe de Estado sul-africano assinalava esta quinta-feira o Dia de África, em Maropeng, onde se situam as grutas de Sterkfontein, consideradas por paleontologistas como o “Berço da Humanidade”, nos arredores de Joanesburgo.
Os confrontos entre o Exército e paramilitares que combatem pelo poder no Sudão intensificaram-se na região de Darfur, disseram ontem à AFP habitantes da zona, apesar do cessar-fogo decretado esta semana, mas que não está a ser respeitado. “Há combates com todo o tipo de armas", de acordo com um habitante local.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
As mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A equipa do Petro de Luanda perdeu ontem, no Pavilhão Arena de Kigali, frente a similar do Stade de Malien do Mali, por 65-73, em partida para as classificativas do terceiro e quarto lugares, falhando deste modo, o pódio. Ao intervalo maior, os petrolíferos da capital perdiam já por dois pontos de diferença (34-36).