Mundo

Biden e Macron discutem reforço da defesa

O Presidente dos EUA, Joe Biden, e o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, abordaram hoje durante um contacto telefónico os esforços necessários para reforçar a Europa da defesa, indicou a Casa Branca.

22/10/2021  Última atualização 23H22
© Fotografia por: DR

"O Presidente Biden deseja encontrar-se com o Presidente Macron ainda este mês, em Roma, onde vão continuar a discutir e examinar os numerosos assuntos relacionados com a cooperação franco-norte-americana", precisou o comunicado.

O Eliseu indicou por sua vez que Macron e Biden abordaram as iniciativas conjuntas para garantir a "confiança" e "enfrentar em conjunto os actuais desafios, em particular a construção de uma defesa europeia mais forte, complementar à NATO, e que contribua para a segurança global".

Este contacto permitiu avançar no restabelecimento da confiança após a crise bilateral que ocorreu em Setembro devido à venda de submarinos norte-americanos à Austrália.

Os dois dirigentes "felicitaram-se do bom avanço destes trabalhos e concordaram aprofundar o diálogo e a cooperação entre os dois países" no encontro programado na capital italiana no final do mês por ocasião da cimeira do G20, onde ambos estarão presentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo