Regiões

Biblioteca vai beneficiar de obras de requalificação

Kapalo Manuel | Luena

A Biblioteca do Monumento da Paz, no Moxico, pode beneficiar de obras de requalificação, para conquistar outra imagem, avançou, esta quinta-feira, no Luena, o responsável da área do Património da instituição.

20/01/2023  Última atualização 07H25
Bibliotecas do Moxico registam crescimento de visitantes © Fotografia por: DR
João Dodji explicou que existe um esforço das autoridades não só para requalificar o espaço, mas, também, para conquistar fornecedores de livros e computadores, com vista a enriquecer a biblioteca e servir melhor o público.

O responsável pela área do Património referiu que, neste momento, a Biblioteca regista uma pequena paralisação, causada por questões organizacionais que têm a ver com a manutenção e requalificação da sala e pelo roubo que o espaço sofreu.

Ao beneficiar dessas intervenções, João Dodji salienta que a cidade do Luena vai estar melhor servida, o que pode ajudar vários munícipes do Moxico a fazerem investigação científica de conteúdos quer do campo académico, quer profissional.

O responsável do Património do Monumento à Paz explicou que a referida Biblioteca tem desempenhado bem o seu papel na facilitação de cidadãos que buscam por pesquisas de diversos assuntos.

João Dodji avançou que a Biblioteca tem duas salas; uma de leitura e outra de informática, espaços que tinham sido vandalizados e retirado dali computadores e livros.

Quanto aos tipos de livro na Biblioteca, explicou que o espaço tem vários livros direccionados para a pesquisa de conteúdos dos adultos e crianças, e outros instrumentos tradicionais colocados na sala de exposição, que ilustram a história da província.

Essas condições têm atiçado a juventude para a pesquisa, o que o responsável do Património considera salutar.

Outro espaço que tem, igualmente, a realidade no campo da pesquisa dos conteúdos é a Biblioteca do Instituto Superior Politécnico do Moxico, onde o seu responsável, Feliberto Upale, avançou que os livros que existem ajudam na pesquisa de estudantes e outros interessados.

Este responsável realçou que a biblioteca, neste momento, tem cerca de quatro mil livros, distribuídos em quatro cursos que compõem o Instituto Superior Politécnico do Moxico (Ciências de Computação, Saúde, Ciências de Educação).

"Este número de livros não é suficiente, uma vez que a escola está a se reorganizar, saindo de Escola Superior Politécnica para Instituto Superior Politécnica do Moxico”, disse, para defender, mais livros e computadores.

O responsável garantiu que tem havido muita procura da parte dos estudantes e outros cidadãos, numa altura em que as estatísticas atingem diariamente uma média de 20 pesquisadores.

Para além dos estudantes do Instituto Superior Politécnico do Moxico e de outros estabelecimentos deste nível académico, a Biblioteca tem recebido, também, alunos do ensino geral da província.

"O nosso objectivo é de trabalhar arduamente, na perspectiva de criarmos mais condições de investigação na Biblioteca do Instituto, a fim de termos um acervo digital que permite aos estudantes realizar pesquisas através da Internet.

A Biblioteca do Instituto Superior Politécnico do Moxico existe há dez anos e trabalha com três técnicos, das 7h00 às 20h00.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões