Cultura

Biblioteca comunitária “Kilamba” inaugurada na Cidade Universitária

O Clube de Amigos do Bairro Saneamento (CABS) inaugura, domingo, a biblioteca comunitária infantil denominada “Kilamba”, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, no Distrito Urbano da Cidade Universitária, no Bairro da Sapú-2, em Luanda, inserida nas comemorações do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.

31/05/2023  Última atualização 07H32
O projecto “Clube do Desenho e Livro Infantil” inclui uma campanha de angariação de livros infantis com objectivo de apetechar a biblioteca comunitária © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o porta-voz do CABS, José de Oliveira, apresentou o programa de actividades no qual consta, além da inauguração da biblioteca, simultaneamente, a realização de uma exposição de pintura e feira dedicada a crianças.

Segundo o porta-voz do CABS, o programa arrancou com a "Tarde de Leitura, Pintura e Poesia”, numa actividade promovida, no espaço "Clube do Desenho e Livro Infantil”, para saudar o 25 de Maio, Dia de África.

A criação da biblioteca, disse, tem como objectivo promover actividades culturais, nas quais as crianças da comunidade podem desenvolver o gosto pela artes de ilustração e pela leitura a custo zero. A biblioteca vai arrancar com menos de 500 livros, por falta de interesse de alguns patrocinadores em apoiar este projecto comunitário.

José de Oliveira frisou que, apesar da falta de interesse de alguns patrocinadores, a vontade de superar os obstáculos e dar uma resposta positiva a todos aqueles que ainda mostram algum cepticismo quanto ao sucesso do projecto, os tem movido como fonte inspiradora e de nunca desistir diante das adversidades. 

Para o apetrechamento da biblioteca comunitária "Kilamba”, explicou, foi recentemente aberta uma campanha de angariação de livros infantis e infanto-juvenis que deve encerrar a 2 de Abril de 2024, data em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil.

Ao longo deste período, numa iniciativa do Clube de Amigos do Bairro Saneamento (CABS), os promotores têm estado a realizar pequenas actividades como sessão de leitura e desenho em vários locais da cidade de Luanda, com a intenção de despertar o gosto pela leitura nos estudantes, segundo o porta-voz da instituição.

José de Oliveira reafirmou que a campanha é de nível nacional e pretende chegar às províncias para, também, angariar livros e trocar de experiências com os outros projectos do género.

Embora ainda não tenha atingido as metas previstas, sobretudo, porque a intenção era numa primeira fase, detalhou, seria conseguir alcançar os mil livros para o apetrechamento da biblioteca. Explicou que, doravante, a prioridade é conseguir o maior número de livros e diversificados, cujo propósito é entreter e incentivar as crianças a explorarem melhor os livros em seu benefício.

José de Oliveira espera que durante a campanha de recolha de livros, a instituição consiga uma diversidade de obras literárias infanto-juvenil. Os livros recolhidos, lembrou, são para apetrechar a Biblioteca Comunitária inserida no projecto "Clube do Desenho e do Livro Infantil”.

Depois de um longo período de paralisação das actividades, o projecto do Clube de Amigos do Bairro Saneamento reactivou as acções com a criação do "Clube do Desenho e Livro Infantil”, tendo as crianças da comunidade no distrito urbano da Cidade Universitária, no Bairro da Sapú-2, em Luanda, começado desde o passado dia 31 de Março a desenvolver actividades literárias.

O porta-voz do CABS descreveu que o projecto é formado por um grupo de jovens e crianças que têm levado a cabo diversas actividades educativas, socioculturais, recreativas e desportivas.

Dessas actividades, avaliou, destacam-se torneios de futebol, maratonas de desenhos infantis, exposições de desenhos e fotografias, lançamento de livros infantis e feiras, espectáculos infantis, palestras, sessões de leitura e de cinema comunitário móvel, campanhas de recolha de donativos, campanhas de arborização, limpeza e excursões no interior do país.

Segundo o porta-voz, o projecto, que numa primeira fase agrega um total de 50 crianças, incluiu, igualmente, visitas guiadas a locais históricos, como fábricas, instituições estatais e privadas, museus, centros de acolhimentos e lares infantis.

De acordo com José de Oliveira, o projecto que teve início no dia 20 de Dezembro de 2009, com a doação de 400 livros infantis as crianças internadas no Hospital Pediátrico David Bernardino, denominada "Natal Feliz”, inclui, também, doação de bens alimentares e brinquedos.

O porta-voz explicou que em 2010, numa altura em que o projecto dava os primeiros passos, desenvolveu o programa "Maratona de Desenhos”, que pretende ser reanimado nos próximos tempos, sendo que a primeira edição realizou-se, no Praça da Independência, no âmbito de mais um aniversário do Instituto Nacional da Criança (INAC).

O Clube de Amigos do Bairro Saneamento já participou em eventos como do CAN Orange 2010 e nas festividades do Dia de Luanda, 25 de Janeiro, no qual o realizou várias actividades culturais, com destaque para a inauguração de uma exposição de desenhos infantis com o título "CAN Orange 2010”.

José de Oliveira referiu que um dos pontos altos das actividades foi a realização de um show das estrelinhas e uma peça de teatro inspirada no livro infantil "Cassinda o Cão Que Não Tinha Nome”, no Cine Karl Marx.

O grupo, realçou, participou nas actividades alusivas ao Dia Internacional da Criança, na Expo Xangai, na China, com uma sessão de autógrafos e distribuição gratuita de 20 mil exemplares do livro intitulado "Cassinda o Cão Que Não Tinha Nome”, traduzido em Mandarim, com o apoio da Comissão da Expo Angola, numa iniciativa da comissária Albina Assis. O projecto, também, participou na Expo Yeosu, na Coreia do Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura