Cultura

Biblioteca Comunitária é inaugurada em Caxito

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

A sexta Biblioteca Comunitária Central do Bengo (BCCB) é inaugurada, hoje, no bairro Mifuma, em Caxito, no âmbito do Projecto “Ler é Crescer”, com o objectivo de ajudar os jovens a criar o gosto pela leitura.

25/07/2024  Última atualização 08H20
Leitores na capital do Bengo vão contar com novo espaço © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro
Em declarações ao Jornal de Angola, Sadrac António, coordenador do projecto comunitário, disse que a biblioteca a ser inaugurada vai incentivar a juventude do bairro Mifuma a criar o hábito de leitura.

"Os jovens da província do Bengo há muito clamavam por mais um espaço literário. Com base no clamor da juventude, hoje (ontem), vamos proceder à abertura de mais uma biblioteca, perfazendo a sexta desde que iniciámos o projecto”, referindo, no entanto, que "a leitura é o instrumento de construção para todas as aprendizagens e contribui na formação e transformação do indivíduo, assim como aperfeiçoa a escrita, o vocabulário, entre outros aspectos que levam à formação do senso crítico”.

De acordo com o coordenador do projecto, a biblioteca estará igualmente à disposição dos estudantes, professores e investigadores no espaço comunitário do Dande.

Apetrechada com 1.600 livros, a infra-estrutura dispõe de área administrativa, zonas de leituras para crianças e adultos, e uma sala com capacidade para 40 pessoas.

"A criação e apetrechamento da biblioteca contou com o apoio do Governo do Bengo e da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, que disponibilizou a infra-estrutura para a instalação da mesma, bem como o acervo literário”, frisou o coordenador.

O Projecto "Ler é Crescer”, explicou, é uma iniciativa juvenil altruísta com sede na cidade de Caxito. "A mesma visa o fomento da leitura, bem como a criação de bibliotecas comunitárias, que servem para a realização de palestras e clubes de leitura”, contou.

Sadrac António referiu, ainda, que o projecto já criou bibliotecas nos municípios de Bula Atumba, Dembos, Nambuangongo, Pango-Aluquém, Ambriz e Dande, perfazendo um acervo de perto de dez mil livros, recolhidos de várias gráficas e doadores individuais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura