Cultura

Biblioteca 10Padronizada entre os escolhidos no “Crescer Juntos”

Analtino Santos

Jornalista

A Biblioteca 10padronizada, com o projecto “Arte Salva”, está entre as vinte e cinco Organizações Não Governamentais (ONG) beneficiadas no “Crescer Juntos”, programa de responsabilidade do Banco BIC.

23/11/2023  Última atualização 07H50
Orquestra Camunga é a única ligada as artes que tem beneficiado do apoio da iniciativa do BIC © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
O projecto idealizado por Francisco Mapanda "Dago Nivel Intelecto” e Arantes Kikuvu Italiano Lopes foi o único de pendor centrado na cultura que convenceu o conselho de avaliação. Entre os trinta projectos finalistas, o Globo Dikulu- Acção para o Desenvolvimento Juvenil, outro ligado ao sector das artes e cultura, esteve entre os seleccionados, mas não convenceu o júri.

Com mais de 2.700 livros, a Biblioteca 10padronizada foi criada em Setembro de 2020, no auge da pandemia, e desde então serve a comunidade como uma biblioteca ao ar livre, trazendo um conceito inovador e inclusivo. Um dos objectivos é o de ressignificar os espaços públicos marginalizados através do incentivo à leitura e a injecção da arte nas comunidades periféricas.

Tudo começou quando os dois mentores em meio da pandemia encontraram no negócio informal o meio de sobrevivência. Como local para desenvolver a actividade usavam a parte baixa da passagem área da pedestre da zona da Robaldina, em Viana, onde nos momentos de pouca afluência traziam livros que gostavam para a leitura.

Este gesto despertou o interesse das pessoas que de forma espontânea começaram a ocupar o espaço para a leitura e troca de obras. Depois surgiram doações e evoluiu para um local de encontro de cultura e artes.

De acordo com os dados já foram emprestados cerca de 8000 livros e têm como maior ambição tornar-se referência como espaço comunitário com a realização de actividades culturais capazes de gerar renda.

Antes de ser beneficiado com o "Crescer Juntos”, a Biblioteca 10padronizada dentre as várias doações e actividades realizadas no local, levaram que Francisco Mapanda e Arantes Kivuvu recebessem o estatuto de Munícipes de Mérito do Governo Provincial de Luanda, a 25 de Janeiro último, pelo contributo a causa da colectividade.

O Globo Dikulu-Acção para o Desenvolvimento Juvenil com o projecto Anim Art- Centro de Animação Artística do Cazenga não conseguiu o financiamento nesta fase, mas o trabalho que tem realizado foi reconhecido. O realce foi o Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), assim como o objectivo de ensinar e proporcionar actividades artísticas e culturais como teatro, dança, música, literatura e artes plásticas para as crianças e adolescentes.

Orquestra Camunga a primeira aposta cultural

O projecto idealizado há doze anos pelo Maestro Gelson Malamba é o único ligado as artes que tem beneficiado do "Crescer Juntos”.

A Orquestra Camunga, que celebrou o décimo aniversário, ontem, dia do anúncio dos outros projectos de impacto social, abrilhantou o primeiro momento cultural. O seu mentor considera positivo este apoio e como resultado fala da construção da escola e outros apoios.

Jeniffer Tavira, jovem cantora do Lubango, que teve visibilidade com a música "Nova Angola”, também animou o evento com este sucesso patriótico e "Sou Angolano”, canção que é a banda sonora do vídeo promocional do "Crescer Juntos”.

Jeniffer que luta para colocar o seu trabalho discográfico depois da actuação recebeu o apoio de Dji Tafinha, um dos rostos do programa para a gravação de um videoclipe.

O humorista Tigre, presente no acto, lamentou a pouca presença de iniciativas culturais e artísticas. "A cultura tem muitas formas de apoiar socialmente os jovens no combate à delinquência, drogas e prostituição, o integrante dos Tuneza incentiva a classe e especialistas em concepção de projectos a candidatarem-se”.

"Eu sou exemplo da importância dos projectos sociais ligados a arte que mudou a minha vida, lembro eu miúdo a caminho das aulas de teatro na Missão de Pinda do Soyo. A formação é importante, tanto que neste momento eu estou focado com o meu projecto de formação social ‘Cara Alegre”’.

O "Crescer Juntos” é o programa de responsabilidade social do Banco BIC e este ano recebeu 450 candidaturas que foram avaliadas pela comissão técnica. Os organizadores dizem que houve um aumento das propostas ligadas a cultura, que associadas as do desporto constituíram 30.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura