Cultura

Bevy Jackson recorda clássico do jazz

Armindo Canda

Jornalista

A cantora Bevy Jackson levou uma diversidade de estilos, sexta-feira à noite, ao palco do espaço Lokanda do Cruzeiro, em Luanda, ao recordar clássicos de jazz durante o espectáculo denominado “Jazz 4:33”.

27/11/2023  Última atualização 09H36
Cantora rende homenagem a Sara Tavares © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

O espectáculo teve duas horas, marcando a inauguração do novo espaço de promoção artística, com realce para música, literatura e artes plásticas.

Bevy Jackson contagiou o público com muita emoção, acompanhada por Kithe Francis (guitarra), Joel Batista (baixo) e Gaspar Daniel (percussão).

A artista teve no alinhamento "Eu Sei”, "Summertime”, "Valerie”, "If I aint got You” e "Água de Beber”, recebendo fortes aplausos da plateia.

Não se limitou no palco. Explorou os recantos da sala, interagiu com os fãs, particularmente nos momentos em que cantava "Um dia frio”, "Smooth operator” e "Nem um dia”.

Atingindo o ápice da actuação e satisfeita com a execução instrumental, Bevy Jackson convidou o artista Paper Lyne para fazer um dueto em "Eu Sei” de autoria de Sara Tavares para render uma homenagem a artista portuguesa que faleceu dia 19, em Lisboa, vitima de doença.

Paper Lyne continuou a brindar o público com os temas "Viver” e "Flor de Janeiro”. Um outro convidado da anfitriã foi Kota António que, com "Farinha mágica”, deixou os convivas de boca aberta durante a sua performance em palco.

Com harmónica, um instrumento de sopro, Kota António interpretou vários temas, encantando os presentes que não resistiram à criatividade do músico, aplaudindo bastante.

Paper Lyne disse à imprensa que partilhar o palco com Bevy Jackson foi um marco para a sua carreira.

"Tenho uma admiração muito grande pela Bevy e, desde que ela me ouviu a cantar, continua a me apoiar, isso é muito gratificante, por isso, sinto-me mais valorizado para continuar a dar passos largos. Uma das pessoas que faz com que eu continue a compor as minhas canções é a Bevy Jackson”, referiu.

O mentor e produtor do projecto "Jazz 4:33”, Juary Saraiva, realçou que a iniciativa resultou de uma conversa que teve com Hélio Bailhano e outros parceiros do espaço Lokanda do Cruzeiro.

 
Espaço Jazz 4:33

"Havia necessidade de se explorar o espaço, embora seja um restaurante que respira arte. O Hélio teve a ideia de todas as sextas-feiras trazermos um ‘jazz music’, mas para isso tínhamos que ter um conceito, então pegamos na música de John Kendy que tem quatro minutos e trinta e três segundo e denominamos como jazz 4:33. Quebramos a barreira trazendo assim boa música na casa”.

O produtor referiu, igualmente, que a selecção da Bevy Jackson para o espectáculo deu-se porque a cantora faz parte do leque de artistas que se enquadram no segmento do projecto jazz 4:33.

"Para além da música, temos também literatura com a venda e sessão de autógrafos. Denise nos brindou com a venda de uma obra, temos, igualmente, exposição de artes, ou seja, são três pilares que nos caracterizam como música, literatura e artes plásticas”.

O projecto "Jazz 4:33” teve início em Outubro, e passaram os artistas Toty Sam´Med, Anabela Aya, Dino Ferraz, Selda, Nayela, Gari Sinedima. A próxima edição está previsto para 22 de Dezembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura