A cantora Bevy Jackson anima, sexta-feira, a partir das 20h30, o segundo concerto “Noite de Fado”, no palco do auditório Wyza, na Fundação Arte e Cultura, na Ilha do Cabo, com um repertório com temas próprios e outros que marcam o seu percurso artístico.
O primeiro concerto da cantora este ano aconteceu, no passado dia 4, no mesmo espaço cultural, em celebração a festa da comunidade cabo-verdiana, no qual a artistas interpretou vários temas autorais.
Autora de "AT Last”, Bevy Jackson é uma cantora nascida em 1971, na província do Namibe e canta há 33 anos. Filha de cabo-verdianos, Bevy Jackson viveu a sua infância e adolescência em Portugal e dez anos na Inglaterra.
A cantora representou Angola, na Expo Sevilha 1992, em Espanha, com Eduardo Paim e Marisa. Como corista actuou, também, com outros músicos angolanos com destaque para Filipe Mukenga, Nelo de Carvalho, Bonga e Irmãos Verdades.
Em 1994, em Portugal foi co-autora de alguns temas do CD de Pop Show, onde interpretou canções nos estilos mornas, salsas e baladas.
Bevy Jackson canta fado, bossa nova, bossa jazz, samba, jazz e música ligeira internacional, e tem como ídolos Michael Jackson, Amélia Rodrigues, Cesária Évora, Filipe Mukenga, Pop Show, Carlos Burity, Carlos do Carmo, Etta James, Toni Braxton, Diana Krall, Whitney Houston e Sade Adu.
A cantora voltou a representar o jazz no Festival Nacional de Cultura (FENACULT) em Setembro de 2014, com a Loanda Jazz Quartet, num espectáculo no auditório da Fortaleza, a convite do Jerónimo Belo.
Em Novembro de 2016 esteve no Centro Cultural Brasil/Angola (CCBA), onde actuou no Bazar e Show Musical "Amizade Solidária”, com a participação de Celso Moura, Cyrius e a Banda Sambawê.
Foi artista que fechou o show no Dia Internacional do Jazz realizado, no Hotel Epic Sana, em 2017, acompanhada pelo pianista José Afonso.
Bevy Jackson foi a cantora convidada para o Show do Mês, tendo cantado com os Filipes Zau e Mukenga, ao lado dos artistas fez parte da sétima temporada do projecto da Nova Energia que aconteceu em Fevereiro de 2020.
No início de 2021, fez novamente parte do elenco para mais um show, da Nova Energia, denominado "Vozes de Março”, ao lado de cinco cantores da nossa praça musical.
Bevy Jackson é uma cantora versátil amante do fado e jazz, adora interpretar os clássicos dos anos 1980, como os de Sade Adu, Sting, Tina Turner, Tracy Chapman e Lionel Richie.
Nos últimos oito anos, a cantora tem tido várias experiências em Luanda, com as apresentações semanais em alguns espaços da cidade, fazendo espectáculos de smooth jazz, balada internacionais, bem como inovou apresentando show de fado, algumas vezes por ano, com músicos angolanos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a quarta obra literária intitulada "Minha roupa minhas raizes", com a participação da escritora do Botswana, Paula O. M. Utukile.
O músico Euclides da Lomba vai actuar sexta-feira, às 18h00, no Kilamba Shopping, em Luanda, num concerto denominado “Momento de Elite”, no qual promete levar vários dos seus sucessos musicais, com o suporte instrumental da sua banda.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).