Economia

Benguela apresenta soluções turísticas

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Transformar a província de Benguela num destino turístico de referência nacional, regional e internacional constitui prioridade do Governo, anunciou, sábado, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.

04/08/2024  Última atualização 10H03
Gestores querem a província como referência regional © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro

Pascoal Luís, que garantiu tal facto ao apresentar as linhas de força para o desenvolvimento do Turismo e da Hotelaria e similar aos membros da Associação da Hotelaria e Turismo de Benguela, disse que, no âmbito dos projectos do Executivo, durante o quinquénio 2023/2027, foram elencadas acções que visam ao desenvolvimento do sector na província.

Para que se atinja os objectivos traçados, indicou, está a ser cumprido o seguimento designado por Sol & Mar, Cultura (eventos e património histórico) e natureza (ecoturismo).

Dentro dos segmentos estratégicos presentes na província, destacou o da cultura, sol e mar e natureza. Referiu que, para o sector da Cultura, consta um conjunto de eventos, manifestações culturais, religiosas (peregrinações) animais, gastronomia e criação de rotas turísticas.

Para o sol e mar, sustentou, estão elencadas acções de praias (balnear), actividades náuticas e pesca submarina, enquanto para a natureza aprimoram-se acções de ecoturismo, safaris, desportos radicais e aventura.

Pascoal Luís informou que o objectivo é reforçar a oferta da província e as infra-estruturas, a imagem da província como destino turístico, assegurar a participação activa da sociedade na promoção do turismo, rentabilizar o potencial marítimo na província, bem como reforçar a capacidade institucional.

Esclareceu que foi definidas, no quadro dos Objectivos estratégicos e medidas de intervenção do Plano Provincial de Desenvolvimento 2023/2027, uma aposta para o turismo, como de reforçar a oferta hoteleira e as infra-estruturas.

Incentivar os empresários locais a construirem e reabilitar unidades hoteleiras, de restauração e similares, a promoção dos locais de interesse turístico da província, construção de Parque de Campismo e Caravanismo, fomento do turismo rural (agro-turismo, construção de empreendimentos de alojamento) e Lodges dentro dos parques e fazendas são acções prioritárias e em curso.

O director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Benguela defendeu o reforço da criação de uma pagina web para a divulgação das potencialidades.

Anunciou a construção e apetrecho de dois centros de informação turística em Benguela e Lobito, cujos projectos constam do PND da província.

Pascoal Luís destacou, também, a elaboração anual da "Revista Destino Benguela”, bem como, defendeu a necessidade de exploração das actividades cinegéticas, considerando, sobretudo, o potencial marinho e da caça na província.

Para tal, frisou, deve-se identificar e delimitar terrenos cinegéticos ordenados, bem como definir o perfil do turista.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia