Os actos de gestão do Porto de Luanda, incluindo os praticados pelo Conselho de Administração, têm sido escrutinados a nível nacional e internacional, bem como pelos sindicatos e por instituições de auditoria e fiscalização interna e externa.
Analistas contactados pela Lusa sobre as conclusões do Fórum de Cooperação China e África, da semana passada, convergem na ideia de que a relação vai mudar, afastando-se da simples exportação de matérias-primas, mas não para já.
Transformar a província de Benguela num destino turístico de referência nacional, regional e internacional constitui prioridade do Governo, anunciou, sábado, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.
Pascoal Luís, que garantiu tal facto ao apresentar as linhas de força para o desenvolvimento do Turismo e da Hotelaria e similar aos membros da Associação da Hotelaria e Turismo de Benguela, disse que, no âmbito dos projectos do Executivo, durante o quinquénio 2023/2027, foram elencadas acções que visam ao desenvolvimento do sector na província.
Para que se atinja os objectivos traçados, indicou, está a ser cumprido o seguimento designado por Sol & Mar, Cultura (eventos e património histórico) e natureza (ecoturismo).
Dentro dos segmentos estratégicos presentes na província, destacou o da cultura, sol e mar e natureza. Referiu que, para o sector da Cultura, consta um conjunto de eventos, manifestações culturais, religiosas (peregrinações) animais, gastronomia e criação de rotas turísticas.
Para o sol e mar, sustentou, estão elencadas acções de praias (balnear), actividades náuticas e pesca submarina, enquanto para a natureza aprimoram-se acções de ecoturismo, safaris, desportos radicais e aventura.
Pascoal Luís informou que o objectivo é reforçar a oferta da província e as infra-estruturas, a imagem da província como destino turístico, assegurar a participação activa da sociedade na promoção do turismo, rentabilizar o potencial marítimo na província, bem como reforçar a capacidade institucional.
Esclareceu que foi definidas, no quadro dos Objectivos estratégicos e medidas de intervenção do Plano Provincial de Desenvolvimento 2023/2027, uma aposta para o turismo, como de reforçar a oferta hoteleira e as infra-estruturas.
Incentivar os empresários locais a construirem e reabilitar unidades hoteleiras, de restauração e similares, a promoção dos locais de interesse turístico da província, construção de Parque de Campismo e Caravanismo, fomento do turismo rural (agro-turismo, construção de empreendimentos de alojamento) e Lodges dentro dos parques e fazendas são acções prioritárias e em curso.
O director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Benguela defendeu o reforço da criação de uma pagina web para a divulgação das potencialidades.
Anunciou a construção e apetrecho de dois centros de informação turística em Benguela e Lobito, cujos projectos constam do PND da província.
Pascoal Luís destacou, também, a elaboração anual da "Revista Destino Benguela”, bem como, defendeu a necessidade de exploração das actividades cinegéticas, considerando, sobretudo, o potencial marinho e da caça na província.
Para tal, frisou, deve-se identificar e delimitar terrenos cinegéticos ordenados, bem como definir o perfil do turista.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e Benim podem assinar, ainda este ano, um acordo no domínio da transportação aérea para o projecto cultural pan-africano do Festival de Vodu, onde a TAAG poderá operar vôos através da rota Rio de Janeiro-Luanda-Cotonou.
A actual importação de carne de frango e que custa ao país 170 milhões de dólares/ano com a sua aquisição no exterior deve ser vista pelos empresários do ramo como um factor de oportunidade de negócio, por via da criação de condições para auto-suficiência na produção nacional.
A sede do Ministério das Finanças (MINFIN) vai passar a funcionar "temporariamente" no edifício Imob Business Tower 1356, na rua Major Kanhangulo, bairro Patrice Lumumba, Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) realiza desde terça-feira, em Luanda, o III Encontro Metodológico sobre Gestão de Riscos e Desastres Naturais, com o objectivo de encontrar as melhores soluções que visam mitigar as diferentes formas de calamidades ocorrentes no país.
O secretário de Estado para Águas, António Belsa da Costa, anunciou, terça-feira, em Luanda, que até 2027, vão ser concluídas cerca de 1,4 milhão de ligações domiciliares para a distribuição de água potável em todo o país.
Angola defendeu na ONU que o Conselho de Segurança precisa de garantir um apoio político completo e consistente às operações de paz, a fim de lhes permitir cumprir os seus mandatos de forma mais eficaz e criar condições favoráveis para encontrar soluções duráveis em conflitos.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reuniu-se terça-feira, em Luanda, com alguns líderes religiosos para auscultar a participação social das igrejas no seguimento da educação, saúde e combate à pobreza. Em audiência, a Vice-Presidente da República recebeu o Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e o Conselho de Igrejas de Reavivamento de Angola (CIRA).
Seis mil e 597 utentes com diversas patologias foram atendidos, durante sete dias, no navio-hospital chinês “Arca da Paz”, durante a sua estadia no país, informou, terça-feira, o capitão-de-mar-e-guerra Joaquim Caculo.
O presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Fernando Gonzalez Llort, considerou, terça-feira, em Havana, Cuba, a figura de António Agostinho Neto como um homem de pensamento crítico, de carácter firme que sonhou e criou uma República soberana contra todas as interferências de potências estrangeiras.