Política

Bengo tem novo delegado provincial da IGAE

Alfredo Ferreira / Caxito

Jornalista

A província do Bengo conta, desde sexta-feira, com novo delegado provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE). Trata-se de José de Oliveira Silva Santos, em substituição de Manuel Rodrigues Salvador, que permaneceu no cargo por cerca de dois anos.

03/06/2023  Última atualização 09H35
Delegado José de Oliveira Silva Santos © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Edições Novembro|Caxito

O novo delegado foi apresentado durante uma cerimónia presidida pela governadora provincial e testemunhado pelo inspector-geral da IGAE, Sebastião Ngunza.

Na ocasião, o inspector-geral referiu que se tratou de um acto singelo de apresentação, sublinhando que o delegado provincial da IGAE, regra geral, não permanece por mais de dois ou três anos. A próxima paragem será a província do Zaire.

"Não digo tratar-se de novas linhas de acção, porque a IGAE tem linhas traçadas e princípios que regem a sua actuação, legislação, em que se fundamenta e a única coisa que se sabe é que o novo delegado provincial é muito empenhado e podem esperar dele muito trabalho e resultados”, disse.

Por seu turno, a governadora Maria Antónia Nelumba deu as boas-vindas ao novo delegado da IGAE, a quem garantiu todo o apoio institucional para que possa trabalhar em cooperação com as autoridades no combate à corrupção.

Já José de Oliveira Silva Santos prometeu trabalhar com a mesma dinâmica com que funcionou na província da Huíla e pediu a colaboração da população, criando o hábito da denúncia.

O delegado provincial cessante da Inspecção Geral da Administração do Estado, Manuel Salvador, disse que o Bengo registou, até ao momento da saída, um total de 102 processos, quer de inspecção administrativa, verificação e averiguações e detectados alguns actos de improbidade públicas e ilícitos criminais sobre peculato e apropriação de bens do Estado, dos quais dez foram formalizados e seguem o curso legal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política