Sociedade

Bengo defende mais atenção aos jovens

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

Os jovens na província do Bengo foram aconselhados, sábado, pela governadora a aproveitarem as ofertas disponibilizadas pelos institutos criados pelo Estado angolano, de modo a contribuírem mais para o desenvolvimento do país.

14/04/2024  Última atualização 10H00
Governadora Maria Nelumba destaca importância da data © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Edições Novembro

O conselho foi dado ontem, em Caxito, durante um acto de celebração do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, a assinalar-se hoje. Maria Antónia Nelumba disse que um dos objectivos do Executivo angolano é erradicar a fome e a pobreza, com o apoio da juventude. "Os jovens devem ter um papel mais activo na sociedade”.

Maria Antónia Nelumba disse que, para o financiamento dos empreendimentos, o Executivo criou organismos como o Fundo de Garantia de Crédito, para apoiar os jovens, por meio do  auto-emprego. A maioria da população, sublinhou, é constituída por jovens, que são um activo chave para a transformação do país.

Para a governante, a juventude deve empenhar-se mais nos estudos, na investigação científica, na formação técnico-profissional, na promoção do resgate de valores patrióticos, morais e cívicos, assim como na cultura da paz e da cidadania participativa.

"A juventude deve ser capaz de estudar e analisar os fenómenos que ocorrem na sociedade e ser um motor de transformação, sensibilizando e mobilizando os demais para enfrentarem os desafios futuros e promover o ambiente propício para a melhoria de vida das gerações vindouras”, disse.

O 14 de Abril, informou, é uma data de reflexão sobre os desafios e aspirações actuais dos jovens, bem como ter noção do papel chave que desempenham na sociedade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade