O embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez, apelou hoje para que todos os participantes respeitassem os resultados das eleições de Outubro do país, bem como as instituições responsáveis pela organização das eleições.
A decisão aplica-se não só os cidadãos belgas, mas também a jovens provenientes de outros Estados-membros da União Europeia que residam no país. Vai abranger cerca de 270 mil residentes.
A decisão engloba não só os belgas, mas também os jovens oriundos de outros Estados-membros da União Europeia (UE) que residam no país, segundo um comunicado da ministra do Interior, Annelies Verlinden.
A medida, proposta pelo Governo e aprovada na quinta-feira pelo Parlamento federal, abrange cerca de 270 mil residentes de 16 e 17 anos na Bélgica e 13 mil belgas que vivem no estrangeiro.
Uma vez inscritos nos cadernos eleitorais, os jovens de 16 e 17 anos ficam vinculados ao voto obrigatório.
"Dando aos jovens a oportunidade de participar activamente na democracia, permitimos-lhes que as suas vozes se façam ouvir e estimulamos o seu interesse pela política”, salientou a ministra.
A Bélgica é o quarto país da UE a baixar a idade mínima de voto nas eleições para o Parlamento Europeu, depois da Áustria, Grécia e Malta.
Reduzir a idade de voto nas europeias é uma das 325 proposições adoptadas na Conferência sobre o Futuro da Europa, lançada durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, no primeiro semestre de 2021.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha do antigo Chefe Estado brasileiro Lula da Silva confirmou o encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa altura em que a imprensa local garante que Bolsonaro terá cancelado o encontro com o seu homólogo.
A República Democrática do Congo (RDC) anunciou esta sexta-feira (1) ter matado 27 membros do grupo rebelde M23 e soldados ruandeses, em combate no nordeste do país, onde nas últimas semanas aquele movimento ampliou o seu controlo em várias áreas.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou esta sexta-feira (1) a Polónia que a reforma do sistema judicial está incompleta pelo que não será desbloqueado o primeiro desembolso do plano de recuperação, superior a 4.000 milhões de euros.
O pagamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM) foi prorrogado até o dia 8 de Julho do corrente, sendo a data limite para o pagamento sem multa, anunciou, sexta-feira, a Administração Geral Tributária (AGT).
Os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à Covid, informou esta sexta-feira a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Dois meses depois de ter sido internada, no Hospital Josina Machel, Eva Faria Lourenço, uma adolescente que tinha vários nódulos cruzados nos seios, já foi operada, quarta-feira(30), numa intervenção que durou cerca de cinco horas.
A CASA-CE apresenta, publicamente, o seu manifesto eleitoral e programa de governo apenas no dia 9 de Julho, durante um acto político de massas a ter lugar em Luanda, refere uma nota da coligação enviada ao Jornal de Angola.
O Governo prevê realizar um censo piloto em 2023, um ano antes do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) a ser realizado em 2024, informou quarta-feira(30), em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.