A TAGG anunciou, esta quarta-feira, a intenção de reforçar a sua frota no segundo semestre de 2023 com seis novos aviões do tipo Airbus A220 (em regime de “leasing”) “numa perspectiva de longo prazo”.
A agência de notação financeira Fitch Ratings informou que alterou a avaliação do Banco Angolano de Investimentos (BAI) de “Estável” para “Positiva”, ao mesmo tempo em que estabeleceu a avaliação da dívida de longo prazo em “B-”.
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) gastou, nos últimos sete dias, mais de 2,2 mil milhões de kwanzas, resultantes dos 54 projectos aprovados, comunicou ontem, em Luanda, a secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote.
No âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), na semana finda foram submetidos à banca comercial 329 projectos, dos quais 54 já aprovados e com desembolso garantido.
Dalva Ringote, que falou sobre o sector Económico, no habitual "briefing” semanal com os jornalistas, informou que o valor global solicitado pelos 329 projectos em posse do BDA ronda os 10 mil milhões de kwanzas, dos quais foram desembolsados 2,2 mil milhões, fruto dos 54 projectos admitidos.
Quanto ao número de projectos por províncias, Luanda continua com o maior desempenho, representando um total de 98 projectos admitidos, seguido de Benguela com 33, Uíge com 25, Cunene com 23 e Huíla com 24 projectos. As províncias com menor desempenho são Zaire (5), Cabinda (4), Lunda-Sul (2), Cuando Cubango (1) e Moxico (1).
Segundo Dalva Ringote, os principais sectores de actividades consentidos são liderados pela Agricultura (26 programas), seguido por "Compras de bens de Consumo de Origem (OCD)”, com oito, Pescas, com seis, Indústria Transformadora e o sector dos Resíduos sólidos Urbano, ambos com cinco e Pecuária e Turismo, com dois projectos cada.
Para a governante, o resultado da semana é positivo, pelo facto do PRODESI ter registado, de 13 a 20 de Junho, mais 107 projectos do que na semana transacta. Destes, 54 projectos têm desembolso efectivo em Luanda (22 projectos) e em algumas províncias.
Dalva Ringote disse que a execução do programa, de 2019 até 20 de Junho deste ano, permitiu financiar 1.397 projectos e desembolsar 950 mil milhões de kwanzas, sendo alguns por via do Aviso nº10/2022, do Banco Nacional de Angola (BNA), com 367 projectos, outros por via do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), com 68, e as demais por via do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), com 142 projectos registados.
"No total, notamos que existem ainda províncias que apresentam apenas um projecto admitido, o que demonstra alguma dificuldade dos empreendedores e empresários na estruturação e constituição dos processos, défice que as instituições intervenientes estão a resolver”, destacou.
Constituem parceiros financeiros do PRODESI os bancos Sol, Económico, Prestígio, BCI, BPC, BFA, Caixa Angola, BAI Micro Finanças, Millenium Atlântico e BNI.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCerca de 200 mil toneladas de produtos alimentares diversos vão ser colhidos no próximo ano na cintura verde de Luanda, resultante da preparação de aproximadamente 50 mil hectares para a campanha agrícola que inicia no próximo mês de Setembro.
Uma nova empresa denominada (Cimeleste Vungo Indústria, Lda) vocacionada para produção e comercialização de cimento vai nascer no país, na região de Cazombo, província do Moxico, e prevê criar mais dois mil empregos.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.