Economia

BDA financia 17 projectos aprovados na Lunda-Sul

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Os empresários dos sectores têxtil, agrícola e de tratamento, processamento e recolha de resíduos, na província da Lunda-Sul, beneficiaram, em 2022, de créditos do Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) no valor acima de 600 milhões de kwanzas.

05/02/2023  Última atualização 08H15
Banco de Desenvolvimento Angolano © Fotografia por: Edições Novembro

Dados obtidos pelo Jornal de Angola avançam que foram ao todo 17 projectos aprovados no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).

Até ao momento, o Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) recebeu, no quadro do PAC, mais de 160 solicitações, das quais 69 aceites e que beneficiaram de crédito.

O valor desembolsado para cada iniciativa do sector privado varia entre dez e 41 milhões de kwanzas, segundo o director provincial do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado da Lunda-Sul.

Kelson Malomalo ressaltou que o programa concebido em 2020 na província, com apenas um projecto, foi reformulado por Decreto Presidencial, em 2022, o que permitiu o aumento do número de beneficiários, para impulsionar a actividade económica na província.

O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) está inserido no Programa de Apoio à Produção, à Diversificação das Exportações e à Substituição de Importações (PRODESI). Aplica-se aos projectos de investimento que contribuam, directa ou indirectamente, na produção interna de vários bens essenciais, entre os quais arroz, açúcar, fuba, carnes, feijão, ovos e a farinha de trigo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia