Cultura

Baterista Tubarão vai hoje a enterrar

Analtino Santos

Jornalista

O baterista e um dos membros fundadores do Afra Sound Star João Pedro Malebo “Tubarão” vai hoje a enterrar, no Cemitério do Benfica. O corpo vai partir do Quartel Central dos Bombeiros, às 10h00, local onde foi velado segunda-feira à noite. O músico morreu na sexta-feira, em Luanda, vítima de doença.

30/07/2024  Última atualização 10H33
Baterista (segundo à direita) morreu na última sexta-feira © Fotografia por: DR

Gato Bedseyele, colega e amigo, confirmou, ontem, ao Jornal de Angola, que "amanhã (hoje) vamos enterrar o Man Tubas. Ainda está difícil acreditar nesta realidade”, desabafou com tristeza o tamborista da banda e parceiro nos arranjos de percussão dos sucessos da Banda Afra Sound Stars.

Henrique de Melo "Ket Hagaha”, teclista do grupo a residir em Bruxelas, lamentou não poder estar presente no último adeus ao colega e promete honrá-lo ao recordar as palavras do companheiro musical. "Toobas sempre disseste que o projecto Afra continuaria até o último de nós. Abraço ao Pop”, realçou a voz de "Mulata”.

O jornalista Nguxi dos Santos, um profissional muito ligado à divulgação do Afra Sound Stars, referiu que ainda não estavam refeitos da morte de Pop Show e que juntos estavam a preparar uma homenagem. "Ainda há pouco tempo escrevi que sentia a falta do nosso King”.

O baterista tem um dos poucos registos como vocalista, interpretou o tema "Em Luanda não há pão para carecas”, uma sátira social que consta no disco "Nação Angola” do Afra Sound Stars. Nos discos "Afra Sound Stars”, "Saparam”, "Soko Soke”, "Nação Angola” e "Kilapanga”, Tubarão é um pilar da execução dos temas destes projectos discográficos que resultaram das experiências em Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal e Bélgica, depois de terem deixado o país em 1988.

 
A relação com a música

"O meu pai tocava concertina, em ambientes familiares, cerimónias de circuncisão e festas populares. O meu tio, Luango Luxinga, irmão da minha mãe, fabricava e tocava batuque, e o meu avô paterno, o grande Malebo, tocava ‘Kakoxe’. Por estas razões é fácil depreender a minha inclinação para a música. Recordo que a minha mãe chorou quando me viu na televisão, pela primeira vez, num concerto. Lembrou o passado musical do meu pai, e não queria que eu seguisse o destino musical da família”, retirado no grupo dos Naturais de Calulo.

 
O baterista dos sucessos do Afra Sound Stars

Filho de Pedro Malebo e de Guilhermina Domingos, João Pedro Malebo "Tubarão” nasceu no dia 3 de Abril de 1961, em Calulo - Libolo, na província do Cuanza-Sul. Fez parte da primeira formação do Liberdade África, em 1976, formação anterior ao surgimento dos Afra Sound Stars, com Manuel Miguel "Pop-Show” (guitarra solo), Sebastião Malembe (guitarra ritmo), Monteiro António (voz), Zito Silva (viola baixo), Henrique Paulo Ramiro de Melo, Hagaha (teclas) e Dinho (bateria).

Três anos depois surge aquele que veio a ser um dos grupos mais emblemáticos da história da Música Popular Angolana do pós-independência, o Afra Sound Stars, cuja formação inicial incluía: Tubarão, que substitui  Dinho na bateria, Manuel Miguel "Pop Show”, Manuel Tomás (voz), Zito Ferraz (guitarra ritmo), Groove (percussão), Gato Bediseyel (percussão), Raimundo Kituxi (viola baixo), substituído depois por José Sabino de Brito, Sheriff,  na viola baixo, em 1982.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura