Desporto

Basquetebol: Selecção Nacional sénior feminina ensaia táctica para jogo de estreia

Juscelino da Silva

Jornalista

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol realiza hoje, às 13h30, no Palácio dos Desportos de Yaoundé, o último treino de preparação, tendo em vista o embate de domingo, às 17h00, frente à similar de Moçambique.

17/09/2021  Última atualização 06H10
Guerreiras continuam a trabalhar para surpreender adversárias da fase preliminar da prova © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
Walter Costa aproveita o treino de hoje para, uma vez mais, corrigir os erros defensivos e ofensivos identificados durante o jogo-treino, de ontem, diante da Selecção do Egipto. O timoneiro da Selecção Nacional vai, ainda, ensaiar pela última vez o cinco" provável que irá utilizar no domingo diante das moçambicanas, e rodar o plantel de forma a aferir a capacidade competitiva de todas as jogadoras.

Durante o treino realizado em Yaoundé, Walter Costa ensaiou várias vezes o "cinco" formado por Italee Lucas (base), Clarice Mpaka (extremo-base), Rosa Gala (extremo), Nadir Manuel (extremo-poste) e Cristina Matiquite (poste). Será, muito provavelmente, com esta equipa que o seleccionador deve entrar para o desafio frente às "irmãs" do Índico.Coesão defensiva, saída para o ataque, aperfeiçoamento das técnicas de penetração, transições e pressão à jogadora com bola vão, certamente, dominar o último treino do "cinco" nacional, marcado para hoje.

No apronto de ontem, realizado no Arena Sou-Sol, que teve duração de 30 minutos, Walter Costa efectuou várias correcções, chamando sempre a atenção ao sector defensivo, onde as jogadoras cometiam alguns erros, quer defensivos quer ofensivos. Treinador aposta no jogo  colectivo

O seleccionador nacional quer uma Selecção que jogue no colectivo,  lance bem da linha dos três pontos e circule melhor a bola, saindo em contra-ataque.Em declarações ao Jornal de Angola, no final do treino, o número um na hierarquia da equipa técnica nacional assegurou que não está preocupado com nenhum sector em particular, uma vez que tem jogadoras disponíveis para todas as posições.

"Não estou preocupado com um nenhum sector apenas, porque tenho todas as atletas disponíveis. Vamos realizar o nosso segundo e último treino, antes do jogo contra Moçambique. Espero que as atletas possam colocar em prática, tudo aquilo que trabalhámos durante o período de preparação em Angola. Aqui, as condições para treinar não são as melhores, mas temos que nos habituar a esta realidade”, disse.Walter Costa e jogadoras esperam realizar um bom jogo e, quiçá, vencer a partida, de forma a entrar com o "pé direito"  na competição continental .

Trabalham às ordens de Walter Costa as seguintes jogadoras: Italee Lucas, Rosemira Daniel, Rosa Gala, Ana Gonçalves, Clarice Mpaka, Whitney Miguel, Nadir Manuel, Angelina Golome, Cristina Matiquite, Avelina Peso, Denise Pascoal, Eduarda Gabriel e Edvânia Pascoal.Em Yaoundé, o "cinco" nacional persegue o objectivo de arrebatar o terceiro título africano, depois das conquistas de Bamako (2011) e Maputo (2013). A Nigéria é a detentora do título, conquistado em Dakar, Senegal, em 2019.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto