Desporto

Basquetebol: Petro de Luanda e 1º de Agosto jogam hoje clássico na Cidadela

Armindo Pereira

Jornalista

O melhor da bola ao cesto volta a estar em voga hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão da Cidadela, quando Petro de Luanda e 1º de Agosto protagonizarem mais um clássico, em desafio pontuável para a 23ª jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de Basquetebol, Unitel Basket.

20/01/2023  Última atualização 09H16
Colossos da bola ao cesto voltam animar,esta noite, com bons recortes dos seus executantes em mais um clássico do Unitel Basket © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Com 35 pontos na liderança da tabela classificativa, em caso de vitória os militares podem consolidar a primeira posição, ao passo que os tricolores, com 33, tencionam somar os dois pontos e tomar de assalto o posto actual do arqui-rival.

As duas equipas mais tituladas na prova sob égide da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vêm de resultados distintos na dupla jornada do último final de semana. O conjunto do Rio Seco triunfou nos dois embates realizados na Cidade das Acácias Rubras, diante da Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Amigos de Benguela.

Sorte distinta teve a turma do Eixo Viário que suplantou os Amigos de Benguela e no sábado viu o seu ciclo de 60 jogos sem qualquer derrota cair por terra, diante do Interclube, no pequeno Pavilhão 28 de Fevereiro. 

Primeiro e segundo classificados vão certamente brindar os amantes da modalidade com bons momentos, onde os triplos, dribles e afundanços vão fazer vibrar os torcedores dos maiores emblemas desportivos do país.

Tratando-se de um clássico, independentemente do momento que cada uma das equipas atravessa, espera-se por uma partida equilibrada onde quem cometer o menor número de erros poderá garantir os dois pontos.

No entanto, espera-se que os árbitros nomeados estejam à altura do clássico dos clássicos e que tomem as decisões mais acertadas. No desafio entre Petro e Interclube, houve dualidade de critérios no ajuizamento de alguns lances como ficou claro nas imagens transmitidas pela TPA. 

A palavra de ordem no balneário do 1º de Agosto é manter a consistência defensiva e ofensiva, tendo em costa a manutenção do posto e a consequente senda vitoriosa.

Com um plantel mais elástico, do ponto de vista individual, os campeões nacionais não cogitam uma derrota sob pena de afectar a moral do grupo e ver comprometido os objectivos desta fase regular da 45ª edição do Nacional.  

O extremo-poste norte-americano, recém-contratado, Damian Hollis, de 34 anos, 2.03 metros e 102 kg pode fazer a estreia hoje. A direcção liderada por Tomás Faria cumpriu com todos os procedimentos administrativos e aguarda apenas pela luz verde da FAB.

Os bilhetes estão a ser comercializados ao preço de dois mil kwanzas para bancada geral, três mil bancada suplementar, cinco mil bancada principal e quinze mil para pista.

A jornada ficará completa com a realização de mais três partidas, todas agendadas para as 15h00. No Dream Space o ASA recebe os Amigos de Benguela, o Vila Clotilde mede forças com o Interclube, na Cidadela e Jesus Cristo visita o Petro B, no ISPTEC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto