A receita fiscal petrolífera ascendeu a 2,6 biliões de kwanzas, de Janeiro a Abril, mais 1,2 bilião que em igual período do ano passado, quando a arrecadação fiscal petrolífera se situou em 1,4 bilião, de acordo com dados da Direcção de Tributação especial do Ministério das Finanças.
A dívida pública angolana cai para 57,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), este ano, na continuação de uma trajectória descendente iniciada em 2020, que, em 2026, situa-a em 40,2 por cento, de acordo com projecções anunciadas, em Luanda, pelo representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI).
O petróleo ampliou os ganhos para máximas de sete anos, acima de 90 dólares o barril nesta quinta-feira, com a crise na Ucrânia superando os sinais de que o Federal Reserve dos Estados Unidos vai apertar a política monetária do país.
O Brent, referência às exportações angolanas, subiam 0,89 dólar, ou 1 por cento, a 90,85 dólares por barril. Os futuros de petróleo bruto dos EUA (WTI) avançavam 0,87 dólar, ou 1%, a 88,22 dólares por barril.
De acordo com a Reuters, citada pelo Investing.com, os preços do petróleo subiram na quarta-feira, com o Brent acima de 90 dólares o barril pela primeira vez em sete anos em meio a tensões entre a Rússia e o Ocidente.
A Rússia, segunda maior produtora de petróleo do mundo, e o Ocidente estão em desacordo sobre a Ucrânia, criando temores de interrupção do fornecimento de energia para a Europa.
A atenção do mercado também está voltada para uma reunião de 2 de Fevereiro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados liderados pela Rússia, um grupo conhecido como OPEP+.
O grupo deve manter um aumento planejado para sua meta de produção de petróleo para Março, disseram várias fontes da OPEP+.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) defende que a Europa deve olhar para África para reduzir a sua dependência do gás russo e considerou urgente construir o gasoduto trans-saariano para ligar os dois continentes.
Os Emirados Árabes Unidos lideram o Top 10 do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Angola, com 351,7 milhões de dólares, indica um relatório da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) baseados numa lista de 48 países.
A secretária de Estado para as Pescas destacou, sexta-feira(27), em Luanda, o apoio aos operadores económicos na obtenção de financiamentos, estabelecimento de contratos de compra e venda da produção nacional e especialização de jovens na cadeia de valor do sector, entre os objectivos da Estratégia Nacional do Mar de Angola (ENMA).
A governadora do Huambo, Lotti Nolika, considera o Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála como estrutura com maior potencial para dinamizar o fomento da actividade económica da província, com o surgimento de unidades fabris ligeiras.
Daniel Yagnyè Tom, médico neurocirurgião camaronês formado na Rússia e exilado em Angola desde 1986, fala sobre a sua vivência no país e a situação do continente africano. Nascido em Douala, Daniel Yagnyè Tom considera-se “angolano de coração”, panafricanista e homem de convicções próprias.
O Grupo das Primeiras-Damas das Repúblicas da União Africana manifestou, este sábado, a necessidade do desenvolvimento do continente, durante um encontro, no Centro de Conferências de Sipopo, em Malabo, capital da Guiné Equatorial.
O município de Cazengo, (Ndalatando), obteve nos últimos anos, ganhos que o podem catapultar para um nível de desenvolvimento sustentável e transformá-lo numa das mais importantes de Angola, isto é, caso se concretizem todos os projectos em carteira elaborados pelo Executivo e Governo local.
O Presidente da República, João Lourenço, considera que não deve haver vacilação na condenação e na tomada de medidas que desencorajem e inviabilizem o funcionamento de Governos que se constituíram com recurso à força militar.
A coligação CASA-CE iniciou este sábado, no Huambo, a campanha de recolha de contribuições públicas para conceber a proposta de programa de Governo a ser apresentado publicamente ao eleitorado na primeira quinzena do próximo mês.
O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, afirmou este sábado, na vila de Muconda, província da Lunda-Sul, que todas as estratégias da oposição para vencer o partido no poder fracassaram, porque este conta com a força do povo para alcançar a vitória.