Economia

Barril de Brent pode chegar aos 90 dólares

O barril de petróleo Brent, referência às exportações angolanas, pode chegar aos 90 dólares ainda antes do final deste ano.

10/11/2021  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR
A afirmação é do especialista em petróleo Patrício Quingongo, segundo quem, Angola poderá, em função disso, acumular ganhos extraordinários acima de cinco mil milhões de dólares. De acordo com o especialista angolano e director Executivo da PetroAngola, uma empresa dedicada a estudos, treinamento e análise do desenvolvimento dos mercados, a subida da procura resultante do maior consumo de energia está na base.

Patrício Quingongo lembra, que no arranque desta semana, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o grupo não Opep, liderados pela Rússia, designado por OPEP+, decidiram manter os acordos anteriores em que se comprometem subir a oferta em não mais de 400 mil barris. Esta decisão contraria as intenções dos Estados Unidos, que pretendiam quotas acima do estipulado.

Tal medida provocaria na realidade uma queda nos preços, fornecendo ao mercado mais petróleo que o necessário e em compensação à escassez de carvão e outras fontes de energia, bastante solicitadas pela Europa, América e Ásia.

O especialista lembrou, por outro lado, que Angola está autorizada em subir a sua produção em até 1,3 milhões de barris/dia.

Actualmente, a queda na produção diária tem sido o maior obstáculo ao país em relação ao melhor aproveitamento da alta de preços. Em razão disso, citou, os programas de aproveitamento de campos marginais e o lançamento de exploração em on shore poderão dar outra vitalidade à indústria nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia