Cultura

Banda Maravilha presta hoje “Tributo a Carlos Burity”

Analtino Santos

Jornalista

A Banda Maravilha tem como proposta para hoje um espectáculo de música ao vivo, “Tributo a Carlos Burity”, no JS 2 no Patriota, com abertura das portas as 19h00 e início do concerto uma hora e meia depois.

11/03/2023  Última atualização 09H23
Banda Maravilha presta hoje “Tributo a Carlos Burity” © Fotografia por: DR

Os artistas Realtino Burity, Jojó Gouveia e Chita são os convidados para interpretarem temas daquele que eternizou músicas como:  "Manazinha”, "Tonakaxi”, "Ilha de Luanda”, "Nzumby Dya Papá”, "Lolito”, "Canção Nostalgia” e outras que o consagraram como um dos maiores cultores do semba.

Marito Furtado falou das razões deste tributo, depois da actuação de quinta-feira no Restaurante 2Ces: "Pensamos fazer este concerto pela nossa relação profissional e de amizade com Carlos Burity. Penso que nós, Banda Maravilha, somos o grupo que mais acompanhou o meu amigo, Carlitos do qual temos boas e belas recordações, ele estará sempre nos nossos corações”. Quanto à escolha dos convidados disse que "optamos por chamar Realtino, cantor e irmão de Carlos Burity, Chita que é um bom intérprete e Jojó Gouveia uma voz jovem”.

A Banda Maravilha fez o suporte instrumental dos dois últimos concertos de Carlos Burity, reportados pelo Jornal de Angola, no Palco do Semba e nos Duetos da Avenida. No dia 1 de Março de 2020, no Jango da União dos Escritores Angolanos, no Palco do Semba, onde foi notória a cumplicidade existente entre Carlos Burity e a Banda Maravilha.

O concerto aconteceu numa tarde de domingo e Burity foi homenageado, pela produção do Palco do Semba, com um certificado de reconhecimento pelo contributo em prol da música e da cultura angolanas. Na altura a organização enfatizou o seguinte: "Carlos Burity é um artista transversal e dos mais conceituados intérpretes do semba, com sucessos que transcendem gerações e uma obra que não deixa indiferentes os amantes da nossa música”.

Outro momento que Jornal de Angola reportou foi na Casa 70, a 14 de Dezembro de 2019, no projecto Duetos N’Avenida, onde partilhou o palco com Patrícia Faria e Gersy Pegado. Nesta noite, recebeu um tributo da UNAC-SA e as duas cantoras trataram-na carinhosamente como sendo o "Senhor Semba”, numa viagem musical pelas várias fases da carreira onde a de intervenção não ficou de fora em "Liberdade África”.

Na ocasião, Carlos Burity, Gersy Pegado e Patrícia Faria agitaram a audiência em temas como "Jingonça”, "Ondjala yeya”, "Minga”, "Mukajiami”, "Tonacaxi” e outras canções bem ritmadas. Os "toques” de Burity massembaram as senhoras. As baladas também estiveram em alta: "Nzumbi dya Papá”, "Lamento do contratado” e "Monami ya jienda”.

Um outro momento que o Jornal de Angola reportou aconteceu no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, naquela que foi a última passagem pelo Muzonguê da Tradição a 28 de Julho de 2019, onde Carlos Burity brilhou na companhia de Samangwana, Augusto Chacaya e Suzanito.

Foi um Carlos Burity alegre e com muita vivacidade que surpreendeu a plateia com a interpretação, num primeiro momento, de temas da sua época da canção revolucionaria. Foi assim que "Caminhar África”, "Liberdade de África” e "Inveja” transportaram os entusiastas mais velhos para os primeiros anos da República Popular de Angola. Para uma outra geração, Burity "acenou” com "Tia Joaquina” e os sucessos que ergueram o semba para um patamar mais alto. "Malalanza”, que nos últimos anos passou a ser o tema de fecho dos seus concertos, lançou, no bom sentido, a "confusão” no recinto do Kilamba.

Carlos Fernandes Burity Gaspar nasceu 18 de Novembro de 1952 e morreu no dia 12 de Agosto de 2020, na sua cidade natal, Luanda. A carreira artística iniciou em 1968. Carlos Burity venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2009. Foi dos mais conceituados intérpretes do semba, com sucessos que atravessam gerações e discos com grande impacto na nossa cena musical. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura