A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
O grupo M-Arte Angola realizou, no domingo, um concerto acústico com músicas dos anos 70 a 90, com destaque para “Chofer de Praça”, de Luiz Visconde, e “Mario”, de Franco Luambo Makiadi.
O concerto, realizado no restaurante Cifra, na centralidade do Kilamba, inseriu-se nos festejos do Dia de África, celebrado a 25 deste mês.
Antes dos artistas subirem ao palco, os apresentadores Nanter Mendes e Flávia Faria saudaram os presentes e solicitaram que aplaudissem em pé os concorrentes que entravam no palco.
No primeiro momento da noite, a banda M-Arte Angola apresentou como sugestão o poema "Noite de Tambi”, com Esmeraldo Baptista a suscitar a atenção do público.
De forma sequencial, a artista Virgínia subiu ao palco e em dez minutos interpretou a música "Mario”, de Franco Luambo Makadi, que motivou alguns casais a darem um pé de dança.
Já com o público animado, a artista Virgínia volta ao palco para interpretar "Azwlula” de Gabriel Tchiema, que arrancou muitos aplausos do público pela tonalidade da voz que exibia.
Depois de um intervalo de cinco minutos,foi a voz da artista Analdira a cantar de forma pausada o tema "Naquele dia”, de Maya Cool.
De forma a não deixar os seus créditos em mãos alheias, Flávio revisitou o repertório de Teta Lando para cantar "Angolano Segue em frente”. Durante a actuação, para homenagear o continente africano, o artista solicitou ao público que substituísse a palavra angolano por africano.
De volta ao palco, a apresentadora Flávia Faria admirou a coragem dos artistas que interpretaram alguns sucessos dos anos 1970. "É inacreditável ver jovens a cantar estas músicas. Vocês estão a dar vida a vários clássicos daquela época”, elogiou.
Num momento interactivo, Flávia Faria pediu a Nanter Mendes, companheiro de palco, que cantasse uma música. De forma descontraída, o apresentador cantou duas músicas criadas no momento.
A seguir, o poeta Esmeraldo Baptista declamou o poema "Voz de Sangue”, de Agostinho Neto.
Com a mesma adrenalina, o humorista Xuxadas subiu ao palco para uma actuação. Em vinte minutos, o artista contou piadas baseadas nas vivências da centralidade do Kilamba, que arrancaram do público sonoras gargalhadas. Às 20h00, o grupo de artistas foi palco para a última exibição, tendo como sugestão da noite a música "Lelo”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.