Cultura

Banda Duia anima espectáculo em homenagem a Nelito Soares

Analtino Santos

Jornalista

A Banda Duia animou sexta-feira, na Casa de Cultura do Rangel “Njinga a Mbande”, um concerto do projecto “Cantares de Rainha”, enuadrado na homenagem ao Comandante Nelito Soares, o patrono do bairro onde está situado o espaço de cultura.

01/08/2022  Última atualização 11H19
© Fotografia por: DR

Para a abertura da actividade, a formação apresentou o instrumental "Lamento de Duia”, com o mais mediático dos irmãos, Pirika, a dedilhar o instrumental mais representativo do pai, Mestre Duia. Outro tema solado, "5 de Julho” veio de seguida  com a cumplicidade de Nelas do Som, guitarrista.

Mara (cavaquinho), Jandaia (baixo), Chico Santos (congas) e Pirika ao longo do concerto interpretaram sucessos da música angolana como "Mãe Kuibi”, "Rumba 70”, "Mana Fatita”, "Liberdade África”, "Ngana Nzoge”, "Calema”, "Santo António”, "Comboio” e "Zua Teno”.

Os temas do Conjunto Gingas como "Nga Zuzé” e "Mariana” são obrigatórios nos concertos da Banda Duia. Fecharam em festa, com uma rapsódia com temas variados com a canção infantil em destaque, com excertos de músicas de Mamborrô.

A Banda Duia é continuação do projecto de Eduardo Garcia Adolfo, "Mestre Duia”, um dos responsáveis da introdução da guitarra eléctrica na música angolana e principal influência na formação de executantes deste instrumento. Com a esposa, Maria João Bernardo Adolfo "Didi” preparou musicalmente os filhos. Actualmente, é constituída pelos irmãos Pirica (violão solo-ritmo), Bebé (bateria), Mara (cavaquinho e voz), Jandaia (baixo e voz) e Chinda (dikanza e voz) e os companheiros Chico Santos (congas e voz), Nanutu (saxofone) e Nelas do Som (guitarra solo e ritmo).

O projecto "Cantares de Rainha” é um concerto que acontece na última semana de cada mês, na Casa de Cultura do Rangel  "Njinga a Mbande”. No mês de Julho, fez-se coincidir com o 27 de Julho, dia da morte do Comandante Nelito Soares, o patrono do bairro onde está localizado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura