Economia

Bancos dos EUA pedem às autoridades que garantam todos os depósitos

Uma aliança de bancos norte-americanos pediu aos reguladores federais que garantissem todos os depósitos dos seus clientes durante dois anos, independentemente do valor, para evitar um contágio após a falência de dois bancos.

19/03/2023  Última atualização 19H55
© Fotografia por: Lusa

A medida "interromperia imediatamente o êxodo de clientes de bancos menores, estabilizaria o sector bancário e reduziria muito o risco de outras falências", argumentou a Aliança de Bancos de Média Dimensão da América, numa carta dirigida às autoridades.

Actualmente, nos Estados Unidos, a agência responsável pela garantia dos depósitos (FDIC) protege os depósitos bancários até 250 mil dólares, mas a carta, citada pela Bloomberg, pediu no sábado a protecção de todos os depósitos, mesmo acima do limite.

O período de turbulência no sector bancário começou em 8 de Março, com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), a que se seguiu a falência do Signature Bank, causando uma crise de confiança no sector, disse a aliança.

"Independentemente da saúde geral do sector bancário, a confiança foi afectada para todos, excepto para os grandes bancos", sublinhou a carta.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia