O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou aos jornalistas, esta segunda-feira, que o foco de Angola na participação da feira internacional de Minas, Mining INDABA, em Cape Town, na África do Sul é de “promover os minerais que são necessários para a transição energética”.
No dia 8 de Fevereiro, Angola e Espanha vão ter um encontro de negócios, no âmbito da visita de Estado do Rei Filipe VI, em Luanda, com a presença dos mais altos dignatários e a representação de empresas e instituições de ambos países.
O banco VTB vende, hoje, o dólar ao valor mais baixo do mercado cambial nacional, tendo fixado o preço de 457,779 kwanzas por cada nota da moeda norte-americana.
O preço oferecido representa mais de 12 por cento abaixo do 513,775 kwanzas de valor médio apurado entre 22 bancos comerciais.
De acordo com a tabela de controlo do Banco Nacional de Angola (BNA), mais outros três bancos venderam com cifras abaixo da média de mercado, sendo BAI (509,787); BPC (510,708); Standard Chartered (512,412) e o Banco da China (513,060), respectivamente.
Em relação aos cinco bancos com as piores taxas de venda do dia, contam-se os bancos Crédito do Sul (520,060); Finibanco (520,000); BFA (519,565); Keve (519,555) e Económico (519,307). Há, entretanto, outros 12 bancos que venderam o dólar no intervalo entre 518,613 e 514,463 kwanzas.
Em relação ao Euro, o preço mais baixo foi de 516,8360 kwanzas e apurado no Banco de Poupança e Crédito (BPC). O Banco Económico (BE) é o que vendeu ao preço mais alto, fixando a taxa de 551,3030 kwanzas. O preço médio é de 539,1882 kwanzas.
A taxa de câmbio tem estado a oscilar para cima, depois de durante largos meses o Kwanza ter apreciado ante ao Dólar e Euro, tendo batido um recorde de aproximadamente 21 por cento de valorização. Entre Outubro e Novembro, a taxa de câmbio saiu da fasquia dos 400 kwanzas e entrou firme para a dos 500, embora seja este um cenário previsto por analistas de diversas plataformas de estudo de mercado.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O ministro da Indústria e Comércio Victor Fernandes disse, esta sexta-feira, no encerramento do 1º Fórum Nacional, que as decisões saídas deste encontro deverão servir de matéria de abordagem permanente quer interna assim como nos encontros com outros departamentos ministeriais e parceiros externos.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.