Angola caminha para o aumento significativo do domínio de produção bovina, em função do melhoramento genético que se tem registado nos últimos tempos, admitiu o presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado da região Sul de Angola, Salvador Rodrigues.
O Conselho de Administração do Banco Sol informou ter recuperado a maior parte dos valores retirados do sistema financeiro da instituição, através de constatações efectuadas no âmbito dos controlos implementados.
Em comunicado enviado hoje ao Jornal de Angola, o banco esclarece: "quanto aos clientes, cujas contas supostamente terão sido envolvidas nesta fraude, devido ao dever de sigilo bancário e de confidencialidade, não pode partilhar os detalhes".
"Apesar de reconhecermos que existem algumas fragilidades e vulnerabilidades internas, no caso concreto desta ocorrência, é importante referir que a mesma só foi possível concretizar-se, devido a conivência de trabalhadores desonestos, que insistem em práticas lesivas à instituição, quebrando procedimentos instituídos", afirma o Banco Sol.
"O Conselho de Administração, em nome de toda equipa do Banco Sol, assegura aos seus clientes que está preocupado com o assunto e reafirma o seu fiel compromisso em continuar a desenvolver esforços no sentido de conferir maior segurança, sustentabilidade económica e financeira à instituição, reforçando os sistemas de controlo interno, aperfeiçoando a gestão dos riscos e melhorando o nível de prestação de serviços e, desta forma, continuar a desempenhar um papel importante no apoio às empresas e às famílias Angolanas", lê-se no comunicado.
Segundo o Banco Sol, o acto ocorreu no dia 28 de Março do corrente ano, graças aos alertas e controlos implementados nos sistemas de auditoria interna, foram detectadas operações suspeitas, realizadas no dia 26 de Março (Sábado), que culminaram com a conferência de imprensa realizada quinta-feira Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco Yetu anunciaram, sexta-feira, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançado em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
A Solenova, uma joint-venture detida em partes iguais pela Sonangol e a italiana Eni para o desenvolvimento de energias renováveis, lançou, sexta-feira, a primeira pedra para a construção da Central Fotovoltaica de Caraculo, no Namibe.
O Instituto Nacional de Petróleos (INP) está a trabalhar nos detalhes finais de um plano curricular para a criação do primeiro curso de energias renováveis, com vista a formar quadros para prestarem assistência técnica aos projectos de energias fotovoltaicas instalados no Sul do país.
O centro de pesquisa Cedesa defendeu, este domingo, que Angola deve criar, "no curto prazo", zonas especiais de turismo e investir em infra-estruturas, para desenvolver um sector com "enorme potencial", tendo como alvo os mercados da Ásia e Rússia.
O MPLA vai propor, como Vice-Presidente da República, para o período 2022/2027, uma senhora, informou, esta tarde, o presidente do partido, João Lourenço, na abertura da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre neste momento, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
Esperança Maria da Cunha é o segundo nome que consta da lista de deputados do MPLA à Assembleia Nacional, cuja figura poderá ascender ao posto de Vice-Presidente da República, caso o partido ganhe as Eleições Gerais de Agosto próximo.
A lista de candidatos a deputados do MPLA, para o período 2022-2027, pode ser conhecida, hoje, no final da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre, neste momento, no Centro de Conferência de Belas, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, orientou, nesta segunda-feira, em Luanda, a reunião do Bureau Político, que decorreu no Complexo do Futungo 2, encontro que antecedeu, também, a reunião extraordinária do Comité Central, que entre outros documentos, está a apreciar a lista dos deputados.
O centenário de Agostinho Neto é o foco da edição deste ano do Top dos Mais Queridos, cuja gala acontece dia 7 de Outubro, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.
Trinta e nove dias depois, as formações do Petro de Luanda e do FAP dos Camarões voltam a medir forças, desta em jogo referente às meias-finais da segunda edição da Basketball African League. O desafio está marcado para quarta-feira, dia 25, às 13h30, no Pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.
A cidade de Mbanza Kongo, que alberga as ruínas do Kulumbimbi, berço do cristianismo em Angola, vai ser transformada, em breve, num destino de peregrinação religiosa, adiantou, este domingo, o arcebispo católico em Malanje, D. Luzizila Kiala.