Economia

Banco público volta a ser recapitalizado

O Banco de Poupança e Crédito (BPC), que tem necessidades de recapitalização na ordem dos 1,08 mil milhões de kwanzas, vai voltar a beneficiar de uma injecção de capital público em Títulos do Tesouro, anunciou o director da Unidade de Gestão da Dívida, Walter Pacheco.

10/03/2020  Última atualização 10H03
Jesus Silva| Edições Novembro © Fotografia por: Injecção de fundos cobre necessidades de recapitalização do banco

De 2015 a 2018, o Executivo recapitalizou o banco em 500 mil milhões de kwanzas em títulos, 200 mil milhões dos quais. com maturidade de 24 anos e juros de 5,00 por cento, estão no stock do BPC, acrescentou Walter Pacheco num encontro com a imprensa, no sábado.
O secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Osvaldo João, afirmou no encontro que a Recredit, instituída para recuperação do crédito malparado, foi recapitalizada “há muito”, com Títulos do Tesouro avaliados em 440 mil milhões de kwanzas.A Recredit vai receber cerca de 950 mil milhões de kwanzas do BPC em crédito malparado para, depois, reaver os valores da recapitalização.
Na prática, prosseguiu o secretário de Estado, o objectivo do Executivo é limpar o BPC do malparado e transformar a instituição numa “boa instituição”, colocando a parte mais difícil ao serviço da Recredit, que vai cobrar este valor dos devedores.
No total, o Estado vai desembolsar três mil milhões de dólares para recapitalizar o BPC, Banco Económico e a compra da 25 por cento da acções da Unitel pela Sonangol.
A recapitalização dessas empresas eleva a dívida pública, em operações que ocorrem por via empréstimos ou pela emissão de títulos, de acordo com Osvaldo João.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia