A Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA) queixou-se, esta quarta-feira, das baixas taxas de ocupação, ausência de créditos financeiros bonificados, falta de uma central logística e de energia e água canalizada, em algumas zonas, para alavancar o sector.
A conferência "Doing Business in Angola" que decorreu, terça-feira, em Lisboa, reuniu empresários portugueses de destaque com experiência consolidada e aqueles que aspiram ingressar no mercado angolano.
A presidente do Banco de Exportação e Importação (EXIM) dos Estados Unidos, Reta Jo Lewis, destacou, em Las Vegas, as recentes realizações que a agência que dirige tem proporcionado em vários países do mundo e o compromisso contínuo de apoiar projectos de energia solar em Angola.
Reta Jo Lewis, que falava sexta-feira numa conferência sobre energia solar e renovável com empresas do sector privado norte-americano estão envolvidas, disse que os investimentos feitos em Angola representam ganhos para a economia nacional.
"Estou grata por ter estado em Las Vegas, esta semana, para destacar o recente projecto histórico de energia solar de 900 milhões de dólares do EXIM em Angola e expressar o profundo compromisso da nossa agência com o avanço das transacções de energia renovável”, disse Reta Jo Lewis.
A líder do EXIM, que realiza uma série de conferências sobre as operações da agência no mundo, em véspera da Conferência Anual de 2023, a realizar-se a 19 de Outubro próximo, em Washington, manifestou-se satisfeita com o intercâmbio comercial apoiado pela agência.
"Sabemos que o financiamento do EXIM pode ser um divisor de águas para as empresas dos Estados Unidos que procuram exportar para o exterior e pode desempenhar um papel fundamental no apoio às exportações americanas de energias renováveis, que impulsionam a transição para energia limpa”, disse a responsável.
À margem da conferência de Las Vegas, Reta Jo Lewis fez comentários em que destacou os produtos da EXIM e o forte papel que a agência pode desempenhar no apoio às exportações de energia limpa dos Estados Unidos para o resto do mundo.
No passado mês de Junho, o Conselho de Administração do EXIM aprovou um empréstimo directo de mais de 900 milhões de dólares ao Ministério da Energia e Águas, para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica em Angola.
O projecto prevê gerar mais de 500 megawatts de energia renovável, proporcionar acesso a recursos energéticos limpos e criar cerca de 1.600 postos de trabalho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs concorrentes angolanos à 40ª edição do “Global Management Challenge”, aberta segunda-feira, que se disputa até amanhã, em Luanda, devem pensar em desafios de investimentos e estratégias que possam resultar em atracção de negócios para Angola.
A capital angolana acolhe, de 5 a 8 de Outubro, a 53.ª Conferência das Companhias Aéreas da África Austral, certame de referência no sector da aviação que vai reflectir sobre o desenvolvimento comercial em África.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.