Economia

Banco Nacional disponibilizou 13 mil milhões à banca comercial

O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou, no mercado cambial, cerca de 13 mil milhões de dólares aos bancos comercias de 2014 a 2018, revelou o vice-governador da instituição Tiago Dias, depois de um encontro com o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, quarta-feira, no Luena.

15/02/2019  Última atualização 09H41

Tiago Dias falou à imprensa sobre os esforços do BNA para manter a estabilidade do mercado monetário e cambial, considerando que a aquisição de divisas nos bancos comercias “melhorou substancialmente” desde o início da reforma cambial, em Janeiro de 2018. O vice-governador também mencionou aspectos da actuação do BNA na região leste (Moxico, Lunda-Sul e Lunda-Norte), onde prevê o saneamento dos meios circulantes, substituindo as notas em mau estado de conservação por novas.
Entre as decisões tomadas a favor da região está o estímulo aos bancos comercias a concederem créditos ao sector agrícola, o mais proeminente da economia do Moxico, assim como a promoção de serviços de inclusão e educação financeira. O vice-governador, que concluiu quarta-feira uma permanência de dois dias no Luena, anunciou também a abertura da Delegação Regional do Leste do BNA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia