O Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco YETU anunciaram, esta semana, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançados em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
O Banco Mundial prevê que as economias da África subsaariana cresçam 3,6% este ano e acelerem para 3,8% em 2023, depois de terem recuperado da quebra de 2020 e crescido 3,5% no ano passado.
No
entanto, o Banco Mundial alerta que "a recuperação continua frágil e
insuficiente para inverter o aumento na pobreza devido ao impacto da
pandemia, e a ameaça de surtos recorrentes de covid-19 continua”, o que
faz com que a previsão de crescimento esteja quase um ponto percentual
abaixo da estimativa para 2019 e 2020.
No
relatório, o Banco Mundial diz que as três maiores economias da região
(Nigéria, África do Sul e Angola) deverão ter crescido 3,1% no ano
passado, o que reflecte uma melhoria das estimativas anteriores, e aponta
que o crescimento de Angola e Nigéria foi sustentado pela recuperação
no sector não petrolífero, "com a produção de petróleo na região a
continuar abaixo dos níveis anteriores à pandemia devido às perturbações
no trabalho de manutenção e pelo declínio dos investimentos nas
indústrias extractivas”.
A
pandemia, acrescentam, "fez reverter o progresso na redução da pobreza e
em vários objectivos emblemáticos do desenvolvimento em toda a região,
anulando mais de uma década de ganhos no rendimento per capita nalguns
países”. Em
Angola, Nigéria e África do Sul, entre outros, o rendimento per capita
"deverá continuar mais baixo em 2022 que há uma década”, alertam os
economistas. Entre
os principais riscos apontados no relatório, o Banco Mundial destaca a
pobreza, a insegurança alimentar, o aumento dos preços dos alimentos e
as tensões geopolíticas, que "podem afectar o sentimento dos consumidores
e abrandar o crescimento”.
Em
particular, o Banco Mundial aponta que "uma moderação substancial no
crescimento mundial pode desencadear uma correcção significativa em baixa
nos preços das matérias-primas, prejudicando os produtores de petróleo e
de metais da região”. Entre
os riscos identificados, o Banco Mundial salienta que os países que
enfrentam dificuldades na sustentabilidade da dívida podem ter mais
dificuldade no acesso ao financiamento internacional, o que motivaria
ajustamentos orçamentais abruptos.
As baixas taxas de vacinação também colocam a ameaça de "surtos recorrentes e mais severos”, e a instituição avisa ainda que "a pandemia prolongada pode amplificar os desenvolvimentos passados e os desafios de saúde, descarrilar as reformas estruturais e orçamentais, e resultar em perdas duradouras de capital humano”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.
A Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPO) recomendou que a indústria petrolífera africana acelere uma estratégia de autonomia financeira, para evitar o desperdício das reservas estimadas em 125 biliões de barris de petróleo e 600 triliões de toneladas métricas de gás natural, devido à transição energética.
A Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), Acrep-Exploração Petrolífera, banco Millenium Atlântico e o Banco Angolano de Investimento (BAI), são as empresas mais bem posicionadas para entrar na Bolsa de Valores de Angola (BODIVA) este ano.
O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial chegou, nesta quinta-feira, à província do Huambo e prevê disponibilizar mais de 230 milhões de dólares, com o objectivo de apoiar agricultores individuais, produtores organizados em cooperativas e associações de camponeses do centro e sul do país.
O preço médio da cesta básica cai, na semana de 16 a 22 de Maio, 35,7 por cento face a Novembro de 2021, no mercado nacional, enquanto, no mercado internacional, é esperado um comportamento inverso para a média dos preços, que registam um elevado aumento de 29,4 por cento, nesse mesmo período.
O processo de liquidação da dívida que a Edições Novembro tem com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), na ordem dos três mil e trezentos milhões de kwanzas, já está em curso, garantiu, sexta-feira (20), em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
A primeira central fotovoltaica do Namibe, cujo projecto foi lançado, sexta-feira(20), na localidade do Caraculo, a 60 quilómetros de Moçâmedes, capital da província, começa a gerar energia eléctrica a partir de Dezembro.
A equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto conquistou, ontem, o 43º Campeonato Nacional da categoria, disputado no Arena Acácias Rubras, em Benguela, após derrotar a similar do Interclube, por 23-21, na segunda de três partidas para o “play-off” da final.
Angola administrou, nas últimas 24 horas, 26.853 de vacinas, nos diferentes Postos de Vacinação de Alto Rendimento, de acordo com os dados do boletim informativo da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) distribuída. ontem, à imprensa.