Economia

Banco Mundial suspende Relatório "Doing Business"

A administração do grupo Banco Mundial (BM) fez saber, em comunicado emitido nesta quinta-feira (16), a decisão de suspender definitivamente a publicação do Relatório "Doing Business", na sequência de reclamações e dúvidas sobre a integridade do mesmo.

17/09/2021  Última atualização 15H00
© Fotografia por: DR

Segundo a nota emitida a partir da Sede em Washingtown, nos Estados Unidos da América, a que o Jornal de Angola teve acesso, depois que irregularidades de dados no "Doing Business 2018 e 2020" foram relatadas internamente, isso em Junho de 2020, a administração do BM decidiu pausar o relatório seguinte, tendo iniciado uma série de revisões e auditorias do relatório e sua metodologia.

"A confiança nas pesquisas do grupo Banco Mundial é vital.  A pesquisa do BM informa as acções dos formuladores de políticas, ajuda os países a tomar decisões mais bem informadas e permite que as partes interessadas avaliem as melhorias económicas e sociais com mais precisão.  Essa pesquisa também tem sido uma ferramenta valiosa para o sector privado, sociedade civil, academia, jornalistas e outros, ampliando a compreensão das questões globais", expõe na nota.

Ainda nos fundamentos da decisão, o BM diz que como os relatórios internos levantaram questões éticas, incluindo a conduta de ex-membros da directoria e também de ex e funcionários actuais, a administração relatou as alegações aos mecanismos internos de responsabilidade do Banco.  

Depois de revisar todas as informações disponíveis até o momento sobre o "Doing Business", incluindo as conclusões de revisões anteriores, auditorias e o relatório que o Banco divulgou em nome da directoria Executiva, explica, a administração BM tomou a decisão de descontinuar o Doing Business relatório.

"O Grupo Banco Mundial continua firmemente comprometido com o avanço do papel do sector privado no desenvolvimento e com o apoio aos governos para projectar o ambiente regulatório que o apoie", diz o documento.

No futuro, prossegue, "estaremos a trabalhar numa nova abordagem para avaliar o clima de negócios e investimento.  Estamos profundamente gratos aos esforços dos muitos membros da equipa que trabalharam diligentemente para fazer avançar a agenda do clima de negócios e esperamos usar suas energias e habilidades de novas maneiras”, esclarece.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia