O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
O Banco Mundial, em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, UNIDO, e o Centro Internacional de Comércio, ITC, estão a aplicar 41,7 milhões de euros como fundo para garantir assistência técnica dos projectos de investimentos em execução nos países de África, Caraíbas e Pacífico, para o período 2019-2024.
Dos 41,7 milhões de euros, 12 milhões são alocados pelo Banco Mundial, 15 milhões pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e 14,7 milhões financiados pelo Centro Internacional de Comércio.
Os dados foram partilhados por Ivan Nimac, líder de políticas de investimento e promoção de ambiente de negócios do Banco Mundial.
Conforme disse, os projectos de investimentos que estão a ser assistidos tecnicamente pelo Banco Mundial, Organização para o Desenvolvimento Industrial e o Centro Internacional de Comércio, estão baseados em três pilares fundamentais, que têm a ver com projectos macro e micro.
Segundo Ivan Nimac, os projectos de investimentos macros, que estão a ser assistidos pelo Banco Mundial, visam melhorar o ambiente de negócios, de investimentos, melhoramento de políticas institucionais, regulamentos e fortificar as instituições para garantir a atracção de investidores.
A exposição das empresas, aberta ontem de manhã, aborda as medidas a serem adoptadas para a implementação de programas amigáveis de negócios entre os países.
O evento é parte do programa da décima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).
Potencialidades na produção agro-industrial
Os países-membros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) expõem, desde a manhã de ontem, em Luanda, o potencial local, com realce para a produção agro-industrial.
Na exposição patente no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda, alguns países como Cabo Verde, Ghana, Madagáscar, Senegal, República Dominicana e a Zâmbia partilharam as experiências sobre a assistência técnica que estão a receber do Banco Mundial.
A partilha dos resultados obtidos, até aqui, nestes países, permite observar a oportunidade de investimentos e do crescimento económico que os mesmos estão a ter com a implementação de projectos de investimentos para o período 2019-2024.
De acordo com Ivan Nimac, representante do organismo, o trabalho do Banco Mundial é ajudar com a assistência técnica, para a criação de condições para a implementação de políticas viáveis de atracção de investidores.
"O Banco Mundial, com estes projectos de investimento, pretende desenvolver os países africanos, das Caraíbas e do Pacífico, a fim de melhorarem o ambiente interno de investimento. O objectivo é existir mais exportações e a criação de novos postos de trabalho”, disse.
À margem do encontro, foi exibida a produção de café e de chá de empresas e cooperativas do Ghana, Camarões, RDC e Libéria.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
O Conselho Nacional da Juventude pretende que os “influenciadores digitais” de Angola sejam vectores de valores e princípios consubstanciados no respeito pelas leis, pelas autoridades, pelos bens públicos e privados, defendeu Isaías Kalunga, líder associativo juvenil.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).