Economia

Banco Mundial desembolsa 1,3 mil milhões de dólares

O Banco Mundial gastou, até ao momento, 1,3 mil milhões de dólares para o financiamento de projectos de infra-estruturas macroeconómicas, de saúde, educação e áreas sociais.

02/03/2021  Última atualização 08H47
Caminho de Ferro de Benguela é uma referência na região, pelo que mereceu a visita do gestor © Fotografia por: DR
A informação foi avançada pelo director regional para Angola, Burundi, RDC e São Tomé e Príncipe, Jean-Christophe, ontem, durante uma visita de constatação aos mu-nicípios do Lobito e sede de Benguela.
Segundo a Angop, Jean-Christophe verificou, naquelas localidades, as obras em  execução das empresas de água e saneamento das cidades do Lobito e de Benguela, financiadas pela instituição.

"Estamos a negociar com o Ministério das Finanças outros financiamentos, já que o portfólio tem estado a crescer”, explicou.
De acordo com o gestor, o Porto do Lobito e o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) são empresas muito famosas na RDC, devido à importância do "Corredor do Lobito”, relativamente à exportação dos recursos minerais.

Em função disso, visitou o Porto do Lobito para constatar as potencialidades, tanto em  infra-estruturas, nomeadamente os terminais de contentores e o mineraleiro, bem como o equipamento instalado, esperando apenas por melhores dias para demonstrar a capacidade de movimentação de carga importada e para exportação. Durante a visita a Benguela, Jean-Christophe foi acompanhado pela governadora adjunta para a Área Social e Política, Deolinda Valiangula, em representação do governador  Rui Falcão Pinto de Andrade.


Agricultura e electricidade

No mês passado, o Banco Mundial disse ter em carteira um investimento de 25 mi-lhões de dólares norte-americanos para contribuir no relançamento da agricultura em Angola, com a implementação do Programa Produtivo Agrícola para a África Austral (APPSA).
Trata-se da segunda fase de um programa, lançado quarta-feira, no planalto central, que visa gerar diferentes tecnologias, modernização do sector agrário angolano e avançar com áreas novas de investigação, para a constituição de uma agricultura sustentável.

No domínio da energia, o Banco Mundial (BM) aprovou, recentemente, um financiamento de 250 milhões de dólares, para melhorar o desempenho operacional das empresas do sector eléctrico e aumentar o acesso à electricidade em cidades seleccionadas de Angola.
O custo total do projecto é de 417 milhões de dólares, financiado com o empréstimo de 250 milhões de dólares  do Banco Mundial e um crédito de 167 milhões de dólares da "Agence Française de Développement”, refere um documento da instituição.

O Projecto de Melhoria e Acesso ao Sector Eléctrico vai financiar investimentos de electrificação nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Huambo, realizando 196.500 novas ligações domiciliares, para beneficiar cerca de um milhão de pessoas e 93.857 postes de iluminação pública.
O projecto tem como foco a expansão do acesso à electricidade e melhoria da arrecadação de receitas, melhoria dos serviços de energia e da capacidade da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL) e o fortalecimento da gestão sustentável das centrais térmicas instaladas pelo país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia