Sociedade

Banco Mundial apoia projectos da Educação

Edna Mussalo

Jornalista

O Ministério da Educação (MED) conta com um financiamento do Banco Mundial de 250 milhões de dólares, para projectos que visam melhorar as condições das escolas e empoderamento das jovens e raparigas no ensino.

02/12/2021  Última atualização 10H50
Durante o encontro falou-se também de bolsas de estudo © Fotografia por: conteriras pipa | edições novembro
Segundo o director do Banco Mundial para as práticas de desenvolvimento humano na Região da África Austral, Jean Christophe Carret, que falava, ontem, em Luanda, durante um encontro de análise de perspectivas dos projectos a nível da Educação no país, a parceria data de algum tempo e tem como objectivo financiar programas ligados ao saneamento nas escolas, manutenção e limpeza das casas de banho, bem como criação de programas e bolsas de estudo, onde meninas e raparigas possam beneficiar.

Jean Chistophe Carret destacou que o financiamento tem a duração de cinco anos, de forma a fortalecer a qualidade do ensino, bem como a implementação de projectos a curto e longo prazos.

Segundo a ministra da Educação, Luísa Grilo, no âmbito da parceria, o Banco Mundial apoiou o Programa de Aprendizagem para Todos, denominado PAT 1, que termina em Fevereiro do próximo ano, com o objectivo de melhorar o ensino e a educação de meninas e raparigas, sendo agora o PAT 2 uma continuidade desses projectos.
"Uma das componentes do programa consiste tam-bém na atribuição de bolsas de estudo a raparigas, de for-ma que elas se mantenham nas escolas depois do ensino secundário. É uma ferramenta para reduzirmos o abandono escolar, após o ensino primário" sublinhou. 

A ministra salientou no-tar-se uma redução de meninas no ensino secundário
e o projecto servirá, ainda, para que tenham um incentivo nas áreas das Ciências, como a Matemática, Física e Química.

Luísa Grilo acrescentou que pretende-se criar, dentro do sistema de ensino, um equilíbrio no número de raparigas em relação aos rapazes. "O financiamento servirá, ainda, para o mapeamento das escolas, de forma a saber onde estão, os níveis, reais condições de infra-estruturas e uma pronta actuação".

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efectua em-préstimos a países em desenvolvimento. É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais. Em Angola, o banco tem grande interesse no empoderamento das jovens e raparigas e na educação para o desenvolvimento do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade