Economia

Banco do BRICS elege Dilma Roussef

A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff foi, na sexta-feira, eleita, para um mandato até 2025, como a nova presidente do Banco de Desenvolvimento do BRICS, fórum que integra, juntamente, o Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul.

26/03/2023  Última atualização 09H56
Banco do BRICS elege Dilma Roussef © Fotografia por: DR

O conselho de governadores do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento) elegeu Rousseff, por unanimidade, como presidente, com efeito imediato", disse o órgão numa nota.

Segundo o documento, Dilma Rousseff, que foi chefe de Estado do Brasil, entre 2011 e 2016, foi indicada para o cargo pelo Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no poder desde 1 de Janeiro.

A nomeação ocorre nas vésperas de uma visita de Estado que Lula da Silva fará à China, maior parceiro comercial do Brasil, prevista para esta semana.

O NBD, com sede em Xangai, na China, foi criado em 2014, quando Dilma Rousseff estava no comando da Presidência da República do Brasil, cargo que ocupou até ser destituída em 2016 pelo Congresso num julgamento político por suposta gestão orçamentária irregular. Dilma Rousseff substitui o diplomata brasileiro Marcos Troyjo à frente do Banco de Desenvolvimento do BRICS, que assumiu o cargo em 2020 e cujo mandato terminaria em 2025.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia