Economia

Banco do Brasil anuncia lucro de 2,2 mil milhões

O banco estatal brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) anunciou um lucro de 12,5 mil milhões de reais (2,2 mil milhões de euros) em 2022, um aumento de 46,2 por cento.

16/03/2023  Última atualização 09H50
© Fotografia por: DR

A principal instituição de desenvolvimento do Brasil informou em comunicado que o resultado "deduziu os efeitos de natureza extraordinária que não se repetirão nos anos seguintes", numa referência aos dividendos obtidos da companhia petrolífera estatal Petrobras (17,2 mil milhões de reais ou 3,08 mil milhões de euros), os títulos devidos pela companhia telefónica Oi e a alienação de acções da companhia de carnes JBS e da companhia de electricidade Eletrobras.

Na mesma nota, o BNDES indicou que em 2022 se manteve a tendência de redução de activos, intensificada durante o governo do ex-Presidente Jair Bolsonaro, que criticou durante todo o seu mandato os empréstimos concedidos a outros países.

Empréstimos a países como Cuba e Venezuela sob governos anteriores e pagamentos em atraso foram usados por Bolsonaro para atacar os seus predecessores. Sob a tutela do actual Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e com a presidência do ex-senador e ex-ministro Aloizio Mercadante, um dos políticos mais próximos do governante, o BNDES já deu sinais de reactivar os empréstimos a outros países.

Na semana passada, o director de Planeamento Estratégico, Saneamento, Transporte e Logística do BNDES, Nelson Barbosa, disse que a instituição vai emitir títulos isentos de impostos para duplicar a capacidade de empréstimo para quase 40 mil milhões de dólares (37,6 mil milhões de euros).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia