Economia

Banco Alemão empresta 23,1 milhões de euros à África do Sul

O banco estatal alemão de investimento e desenvolvimento, KfW, celebrou um acordo com a instituição sul-africana de financiamento ao desenvolvimento, Industrial Development Corporation (IDC), para a disponibilização de 23,1 milhões de euros para a transição do país para as energias renováveis.

25/11/2023  Última atualização 17H51
Banco estatal alemão está a apoiar projectos em África © Fotografia por: DR
De acordo com o portal de notícias 360° Mozambique, o KfW está a emitir os fundos em nome do Ministério Federal Alemão da Cooperação Económica e do Desenvolvimento.

A IDC utilizará o financiamento para melhorar a cadeia de valor do hidrogénio verde do país através da implementação de projectos de grande escala para produção e aplicação.

Os fundos também abordarão os actuais obstáculos ao crescimento da indústria, atenuando os elevados custos de produção dos produtos de hidrogénio verde, aumentando assim a rentabilidade do mercado e promovendo um maior interesse do sector privado.

O membro da Comissão Executiva do Grupo KfW, Christiane Laibach disse que o desenvolvimento ajudará a África do Sul a maximizar a exploração do seu vasto território e do seu potencial de energias renováveis para se posicionar como um exportador de hidrogénio verde competitivo a nível mundial.

"Ao mesmo tempo, o nosso apoio contribui significativamente para o desenvolvimento económico e criação de emprego na África do Sul, ajudando assim a uma transição energética socialmente aceitável no país”, acrescentou Laibach.

O pacote de financiamento insere-se no âmbito da Parceria para a Transição Energética Justa – um programa destinado a promover o crescimento da economia sul-africana das energias renováveis e do hidrogénio verde. A parceria já angariou 9,6 mil milhões de dólares dos governos ocidentais para apoiar a implantação de tecnologias de energias renováveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia