A sede do Ministério das Finanças (MINFIN) vai passar a funcionar "temporariamente" no edifício Imob Business Tower 1356, na rua Major Kanhangulo, bairro Patrice Lumumba, Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda.
A produção nacional de frango e outros produtos pecuários é o tema da reunião, que decorreu na manhã de segunda-feira, em Luanda, entre a Coordenação Económica do Governo e as diversas associações avícolas.
A rentabilidade do sector bancário fixou-se em 862,38 mil milhões, registando uma variação absoluta no fluxo de 391,67 mil milhões de kwanzas, um aumento de cerca de 83,19 por cento, face a 2022, avança o Relatório & Contas do BNA referente a 2023.
O sector bancário angolano apresentou, no final de 2023, um produto bancário que se cifrou em 1,83 biliões de kwanzas, observando um aumento em 546,55 mil milhões de kwanzas (42,60 por cento), comparativamente ao ano de 2022.
No âmbito da prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa (BC/FT/P), o Banco Nacional de Angola levou a cabo um conjunto de acções, visando proceder à correcção das deficiências identificadas no processo de Avaliação Mútua de Angola pelo GAFI/ESAAMLG, com realce, no sector bancário e não bancário sob sua supervisão.
Política monetária
O CPM ajustou o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional de 17 por cento para 18,00 por cento e eliminou a taxa de custódia sobre o excesso de reservas livres das Instituições Financeiras Bancárias, depositadas no Banco Nacional de Angola. No que diz respeito à gestão de liquidez, o BNA manteve as intervenções regulares de cedência e absorção de liquidez no mercado monetário, com a realização de operações de mercado aberto e utilizou os demais instrumentos regulamentares, com particularidade para as facilidades permanentes de liquidez overnight e intradia (FCO e FCL), assim como as reservas obrigatórias para o alcance dos seus objectivos. No ano de 2023, registou-se uma expansão da Base Monetária em 34,26 por cento, relativamente ao ano precedente, situando-se em 3,72 biliões de kwanzas.
Base monetária com tendência expansiva
A Base Monetária em moeda nacional, variável operacional da política monetária, expandiu em 34,01 por cento.
O agregado monetário M2 em moeda nacional, por sua vez, aumentou em 31,17 por cento, face ao ano de 2022, situando-se em 9,18 biliões de kwanzas. O stock do crédito à economia, em 2023, registou um incremento de 28,03 por cento (17,29 por cento retirando o efeito cambial) em relação ao ano precedente, reflectindo-se no aumento do stock do crédito em moeda estrangeira e em moeda nacional em 79,25 por cento e 28,03 por cento, respectivamente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO município de Camacupa, na província do Bié, está a posicionar-se para se tornar, no mais curto espaço de tempo, numa referência no domínio da indústria, com a conclusão das obras de reabilitação da Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1.
O projecto “Trans-Cunene” de ligação ferroviária entre as Repúblicas de Angola e da Namíbia, orçado em 700 milhões de dólares, foi apresentado, na última quinta-feira, ao Governo Provincial do Namibe pela Global Business Development (GBD), empresa namibiana responsável pela empreitada.
A Secil Marítima informou, este sábado, que concluiu com êxito os trabalhos de recuperação de uma embarcação que operavam nas rotas Soyo-Cabinda (vice-versa) e Cabinda-Luanda (vice-versa) no âmbito da cabotagem norte.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.